Imagem de destaque Lançamento de livros fecha com chave de ouro as comemorações do aniversário do Centro Cultural

Lançamento de livros fecha com chave de ouro as comemorações do aniversário do Centro Cultural

25/05/2018 - 15:09
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Ascom | Fotos: Divulgação

As comemorações pelo aniversário de 39 anos do Centro Cultural Hermes de Paula, um dos mais importantes espaços dedicados à cultura de Montes Claros, serão encerradas nesta sexta-feira, 25, com o lançamento do livro O Iludido (Páginas Editora) e o relançamento do livro Traços (Editora Patuá), ambos do escritor Anelito de Oliveira. O evento será às 20 horas, na sede da Secretaria Municipal de Cultural, localizada no Corredor Cultural Padre Dudu. 

Os contos de O Iludido são extremamente atuais, tanto no que se refere à sua estrutura quanto às temáticas. Dentre os assuntos, a questão do abuso sexual de crianças e adolescentes em contexto familiar é um dos exemplos da atualidade do texto. A ideia é que a produção seja algo que se prolongue e reverbere, por isso, afirma o autor, o processo de construção é refinado. “Todos os textos foram exaustivamente trabalhados, com certa obsessão de fazer algo durável, que não se esgotasse numa primeira leitura, que resistissem à passagem do tempo”, comenta Anelito.

A estreia de Anelito como autor foi com Lama, em 2000. Logo em seguida, publicou a coletânea de poemas Três Festas/A love song as Monk, em 2004. Depois de quase dez anos, publicou as coletâneas de poemas Transtorno, Mais que o fogo e A ocorrência, todos produzidos entre 1993 e 2003. O ensaio “A aurora das dobras”, sobre a poesia de Afonso Ávila, foi publicado em 2013. Sua última publicação, Traços, reúne poemas que investigam sobre a relação de poesia e filosofia. Com vasta experiência no universo da literatura, Anelito de Oliveira tem uma longa trajetória no meio editorial. Foi editor do Suplemento Literário de Minas Gerais durante cinco anos e lança agora seu  livro de contos, O Iludido, pela Páginas Editora.

Formou-se em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é mestre em Literatura Brasileira, também pela UFMG, e doutor pela Universidade de São Paulo (USP). Desde 2005, integra o corpo docente da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), como professor e pesquisador.