Imagem de destaque Lançamento de livros fecha com chave de ouro as comemorações do aniversário do Centro Cultural

25/05/2018 - 15:09
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Ascom | Fotos: Divulgação

As comemorações pelo aniversário de 39 anos do Centro Cultural Hermes de Paula, um dos mais importantes espaços dedicados à cultura de Montes Claros, serão encerradas nesta sexta-feira, 25, com o lançamento do livro O Iludido (Páginas Editora) e o relançamento do livro Traços (Editora Patuá), ambos do escritor Anelito de Oliveira. O evento será às 20 horas, na sede da Secretaria Municipal de Cultural, localizada no Corredor Cultural Padre Dudu.

Os contos de O Iludido são extremamente atuais, tanto no que se refere à sua estrutura quanto às temáticas. Dentre os assuntos, a questão do abuso sexual de crianças e adolescentes em contexto familiar é um dos exemplos da atualidade do texto. A ideia é que a produção seja algo que se prolongue e reverbere, por isso, afirma o autor, o processo de construção é refinado. “Todos os textos foram exaustivamente trabalhados, com certa obsessão de fazer algo durável, que não se esgotasse numa primeira leitura, que resistissem à passagem do tempo”, comenta Anelito.

A estreia de Anelito como autor foi com Lama, em 2000. Logo em seguida, publicou a coletânea de poemas Três Festas/A love song as Monk, em 2004. Depois de quase dez anos, publicou as coletâneas de poemas Transtorno, Mais que o fogo e A ocorrência, todos produzidos entre 1993 e 2003. O ensaio “A aurora das dobras”, sobre a poesia de Afonso Ávila, foi publicado em 2013. Sua última publicação, Traços, reúne poemas que investigam sobre a relação de poesia e filosofia. Com vasta experiência no universo da literatura, Anelito de Oliveira tem uma longa trajetória no meio editorial. Foi editor do Suplemento Literário de Minas Gerais durante cinco anos e lança agora seu  livro de contos, O Iludido, pela Páginas Editora.

Formou-se em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é mestre em Literatura Brasileira, também pela UFMG, e doutor pela Universidade de São Paulo (USP). Desde 2005, integra o corpo docente da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), como professor e pesquisador.