Imagem de destaque Promovida pela Prefeitura, Festa do Aniversário de Montes Claros atrai multidão para o Parque de Exposições

04/07/2018 - 12:45
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Daniel Moraes | Fotos: Silvana Mameluque e Divulgação

No dia do aniversário de 161 anos da cidade de Montes Claros, a Prefeitura deu um presente memorável para a população, oferecendo um dia inteiro de diversas atrações de qualidade no Parque de Exposições João Alencar Athayde, de maneira totalmente gratuita, dentro da programação da Expomontes. O resultado foi um sucesso incontestável de público, com quase 80 mil pessoas passando pelo Parque durante todo o dia, incluindo os expositores e a equipe que trabalhou na organização e segurança do evento.

A festa começou cedo, com uma apresentação infantil realizada pela Boneca Jukita. Em seguida, dois shows gospel (inclusive um de pagode) tomaram o palco do Parque de Exposições e lavaram o público a refletir e se emocionar.

Durante a tarde o público pôde curtir apresentações da Banda da Polícia Militar, dos artistas que integram o projeto Som na Praça, da cantora de MPB Amanda Souza, da banda TiriTrio, do Clube do Choro, de Eduardinho da Sanfona e da dupla sertaneja Sérgio e Rodrigo.

O ponto alto da programação aconteceu em seu encerramento, com um show memorável da banda Falamansa, que colocou todo mundo para dançar ao som do melhor do forró pé-de-serra.

Para garantir que tudo corresse em paz, a Prefeitura montou um amplo esquema de segurança formado por cerca de 400 pessoas, entre servidores municipais e integrantes dos órgãos de segurança que atuam na cidade. Assim, guardas municipais, fiscais do código de posturas do Município, agentes da MCTrans, servidores da Saúde (médico e enfermeiros, com ambulância), agentes da Vigilância Sanitária, integrantes da Defesa Civil, equipe do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), vigilantes patrimoniais, conselheiros tutelares, equipe do Procon, servidores de todas as secretarias municipais, policiais federais, civis (com ônibus de monitoramento) e militares (com o uso de cavalaria, helicóptero e unidade móvel de monitoramento), bombeiros, soldados do Exército, equipe do Juizado da Vara da Infância e da Juventude, servidores do SAMU, integrantes da Promotoria do Meio Ambiente, brigadistas e seguranças particulares contratados através de licitação (que fizeram o controle da entrada utilizando detectores de metal) estiveram presentes no Parque durante todo o dia, garantindo a segurança dos visitantes.

Para que todas essas pessoas atuassem de forma conjunta e harmoniosa, foi montado um posto de comando unificado dentro do parque, para monitorar a segurança no local e em suas adjacências. Como consequência de todo esse planejamento, a festa terminou sem o registro de nenhuma ocorrência, apesar do considerável público presente.