Imagem de destaque PSIU POÉTICO 2022 - Encontro de planejamento reuniu poetas e representantes de escolas

13/09/2022 - 10:53
ASCOM | Texto: ASCOM | Fotos: Divulgação | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros, em parceria com o Grupo de Literatura e Teatro Transa Poética e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), realizará, entre os dias 4 (Dia Municipal da Poesia) e 12 de outubro, o 36º Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético.

A edição de 2022 será marcada pelo retorno das atividades presenciais, já que as duas últimas edições do evento foram realizadas de forma virtual, em função da pandemia da COVID-19. Para acertar os detalhes dessa grande celebração poética, foi realizada neste sábado, 10, uma reunião no Centro Cultural Hermes de Paula.

Cerca de 40 pessoas estiveram no encontro, que reuniu participantes e performes, inclusive de outras cidades, como Japonvar, Coração de Jesus e Bocaiuva, e até de outro país, no caso a Alemanha. Também participaram representantes das escolas que receberão a Poesia Circular, projeto que leva as atividades do Psiu para o ambiente escolar, formando novas gerações de poetas. "Uma das coisas que mais me agrada no Psiu é a Poesia Circular, que descobre novos poetas entre os estudantes, fazendo com que eles participem de igual para igual com os outros poetas", explica Aroldo Pereira, idealizador e curador do Psiu Poético.

O Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético não é um concurso, nem tem como propósito premiar o primeiro lugar de cada categoria. Seu princípio básico é celebrar a poesia, promovendo o encontro de poetas e artistas de todos os lugares, abrindo espaços de ocupação artística, discutindo e apresentando a produção contemporânea a um amplo público formado por estudantes, educadores, leitores, atores, performers, escritores e demais interessados. O tema deste ano, “Ciberpoemagia”, marca o retorno das performances presenciais e mostra justamente como cada um teve que se adaptar a este mundo virtual para sobreviver.

Mais informações sobre o festival podem ser obtidas pelos e-mails psiu35anos@gmail.com e aroldopereirapoeta@yahoo.com.br; pelos telefones (38) 9 8412-4749, 2211-3380 e 2211-3374; ou ainda pelo WhatsApp (38) 9 9112-7011.