Imagem de destaque PIPA LEGAL - Guarda municipal apreende e incinera linhas cortantes

PIPA LEGAL - Guarda municipal apreende e incinera linhas cortantes

19/06/2020 - 15:55
ASCOM | Texto: Rubens Santana | Fotos: Guarda Municipal

A Prefeitura de Montes Claros, através da Guarda Municipal e com o apoio da Polícia Militar, realizou fiscalização em diversos bairros da cidade na tarde dessa quinta-feira, 18, para apreender linhas de pipa feitas com material cortante.

A fiscalização faz parte da campanha “Pipa Legal – Cerol Mata”, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos trazidos pelo cerol e pela linha chilena, responsáveis por causar diversos acidentes e até mesmo matar. Durante a fiscalização em pontos estratégicos, as equipes apreenderam vários carretéis de linhas chilenas e linhas com cerol, fazendo sua incineração em seguida. As equipes também notificaram os responsáveis por crianças e adolescentes que praticavam a perigosa "brincadeira".

Segundo o secretário municipal de Defesa Social, Anderson Chaves, “as denúncias podem ser feitas pelo número 190 da PM e pelo 153 da Guarda Municipal, que também irão fiscalizar os estabelecimentos comerciais que estão operando clandestinamente vendendo o material. O Comando de Inteligência da PM, juntamente com a GM, vai fiscalizar também as redes sociais, para identificar e coibir essa ação criminosa praticada em nossa cidade. A Prefeitura de Montes Claros está tomando todas as providências cabíveis para preservar a integridade física da população, principalmente dos motoqueiros”.

CEROL E LINHA CHILENA – Usado há décadas, o cerol é uma criação caseira, onde cola e pó de vidro ou de ferro são adicionados à linha das pipas para torná-las cortantes. Já a linha chilena é feita industrialmente e seu poder de corte é ainda mais elevado, pois é feita com pó de quartzo e óxido de alumínio. O uso das linhas cortantes é proibido por lei estadual em Minas Gerais desde 2002.