Imagem de destaque PROCON Montes Claros divulga pesquisa de preços de material escolar

PROCON Montes Claros divulga pesquisa de preços de material escolar

15/01/2019 - 13:11
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: PROCON | Fotos: Fábio Marçal

O Programa de Defesa do Consumidor de Montes Claros (PROCON) realizou um levantamento de preços em papelarias da cidade com o objetivo de disponibilizar aos pais um levantamento com os menores preços, garantindo economia na hora de comprar os materiais escolares para a volta às aulas, que se aproxima.

A pesquisa traz um comparativo dos preços de cinquenta itens e demonstra que pais e mães de alunos que quiserem economizar devem estar preparados para caminhar de uma papelaria a outra. O item que apresentou maior diferença de preço foi o apontador de plástico, que pode ser encontrado até 767% (setecentos e sessenta e sete por cento) mais caro de uma papelaria para outra.

Há ainda outros itens com uma diferença exorbitante, motivo pelo qual o diretor do PROCON Montes Claros, o advogado Alexandre Braga, orienta os pais a buscarem sempre a negociação no momento da compra. “Os pais têm com a pesquisa um valioso instrumento de negociação, podendo apresentar para o comerciante o preço praticado pelo concorrente e pedir descontos”, destaca.

O PROCON alerta ainda que as escolas não podem exigir nas listas materiais de uso coletivo, os quais já têm o seu custo arcado pelo pagamento das mensalidades. Assim, as listas devem conter apenas os materiais de uso individual de cada aluno.

Confira o levantamento aqui.