Imagem de destaque Arte e meio ambiente -  Prefeitura inaugura Parque Guimarães Rosa nesta segunda-feira

Arte e meio ambiente - Prefeitura inaugura Parque Guimarães Rosa nesta segunda-feira

06/07/2018 - 13:37
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Luís Carlos Gusmão | Fotos: Pedro Neto

Será inaugurada na próxima segunda-feira, 9, pelo prefeito Humberto Souto, o Parque Guimarães Rosa, localizada às margens da Avenida José Corrêa Machado, no Bairro Ibuturuna. A área total é de 35 mil metros quadrados e o parque conta com uma Ecopista de 1.300 metros de extensão, toda iluminada, além de bancos e outros mobiliários construídos com troncos de árvores. O Parque possui ainda obras de arte dos artistas Gu Ferreira e Roberto Marques, feitas de sucatas e cipó. Nas suas proximidades, também funciona uma academia ao ar livre.

Arte com cipó

Influenciado pela cultura indígena, o artista plástico Roberto Marques fez várias obras de arte usando a matéria prima do próprio Parque, como madeiras, cipó e bambu. Segundo ele, tais obras foram inspiradas numa nova compreensão das questões ambientais. “A arte ambiental se insere na contemporânea. Essa é uma tendência que ocorre com diversas criações artísticas”, comentou.

Louva-a-deus gigante e família de seriemas, tudo feito com sucata

Além das artes de cipó, o Parque também ganhou um louva-a-deus gigante e uma família de seriemas, feitos de sucatas pelo artista Gu Ferreira. O louva-a-deus, que também é conhecido como cavalinho-de-Deus, é um inseto que possui corpo alongado e estreito, com tamanho que varia entre 0,8 a 17 cm. Seu nome popular decorre do fato de que, quando está pousado, as patas anteriores remetem à posição das mãos de alguém que está orando.

“Não tenho dúvida de que este é o parque mais bonito de Montes Claros, por causa da quantidade e diversidade de árvores”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Ribeiro. “Agora, depois de revitalizado, o local ficou muito mais aconchegante. Por isso, defino esta beleza parafraseando Guimarães Rosa: ‘Tem horas em que penso que a gente carecia, de repente, de acordar de alguma espécie de encanto’”, poetizou.

O Parque Guimarães Rosa poderá ser frequentada das 6 às 22 horas, todos os dias.