Imagem de destaque “CÂNDIDO CANELA”  - Pista de caminhada foi concluída e parque será inaugurado em breve

“CÂNDIDO CANELA” - Pista de caminhada foi concluída e parque será inaugurado em breve

20/03/2019 - 11:21
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto e fotos: Pedro Neto

A pista de caminhada do Parque Municipal Cândido Canela, nos fundos do Terminal Rodoviário Ildeberto Alves de Freitas, com 500 metros de extensão e 2,10 de largura, foi concluída esta semana. Nos próximos dias, será feita a sinalização do espaço, com instalação de placas com orientações para a boa utilização do local. O novo parque, com área total de 18.337 m² (dezoito mil, trezentos e trinta e sete metros quadrados), será entregue à população de Montes Claros em breve.

Parte das obras de drenagem já foi realizada pela Prefeitura, e foram iniciados os serviços de instalação da nova iluminação pública do local, que será cercado e dotado de academia ao ar livre, quadra poliesportiva, móveis rústicos, bebedouro e esculturas feitas em aço e sucata. O espaço será uma excelente opção de lazer, entretenimento e esporte para crianças, jovens, adultos e idosos.

O parque, que será o primeiro daquela região, está sendo construído de forma a garantir condições ideais para sua utilização comunitária, com sustentabilidade. Líderes comunitários e empresários da região do bairro Canelas firmaram um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com a Prefeitura, garantindo parcerias para a viabilização do empreendimento, com obras de urbanização e asfaltamento do entorno.

Cândido Canela - O nome do Parque Cândido Canela é uma homenagem ao ex-vereador de Montes Claros, que foi um ardoroso defensor do meio ambiente, tendo sido o autor de uma lei pioneira que proibiu a derrubada ou corte de pequizeiros, a Lei Municipal n° 355, de 12 de abril de 1957, que virou referência nacional. Atualmente, vários estados e cidades já proibiram o corte do pequizeiro, caso de Minas Gerais, que declarou a árvore como de preservação permanente, de interesse comum e imune de corte, através da Lei Estadual nº 10.883, de 1992.

Cândido Canela foi Tabelião do Cartório do 1° Ofício por quase 50 anos, e vereador da Câmara Municipal de Montes Claros por dois mandatos. Inspirado trovador, teve poemas transformados em música e cantados por duplas famosas, vencendo concursos de nível nacional. Além de ter sido poeta, ator e humorista satírico, foi radialista, dirigindo e apresentando o programa "Alma Cabocla" na Rádio D-7.