Imagem de destaque Cercamento de nascentes ganha apoio na zona rural

Cercamento de nascentes ganha apoio na zona rural

17/06/2019 - 17:43
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto e fotos: Pedro Neto

As ações empreendidas pela Prefeitura para fiscalizar as nascentes no município de Montes Claros vêm ganhando apoio de proprietários de pequenos, médios e grandes terrenos na zona rural. Até agora, foram cadastradas quase 80 nascentes que serão cercadas, preservadas e revitalizadas a um custo estimado de R$ 350 mil, recursos oriundos do Fundo Municipal de Meio Ambiente (FAMMA).

Nesta segunda-feira, 17, a produtora e aposentada Marlene Veloso procurou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para solicitar visita dos servidores à sua propriedade (Fazenda Santa Rita), próxima ao distrito de Santa Rosa de Lima, para cadastramento da nascente. Ela deu detalhes do local que também será cercado, revitalizado e, posteriormente, poderá ser incluído no Programa Ecocrédito, que recompensa produtores com R$ 166,15 por hectare preservado. Outras áreas do sítio também podem ser incluídas no Programa.

“Achei a proposta da Prefeitura interessante e muito importante para a zona rural, porque vai preservar a Natureza”, afirmou Marlene, lembrando que a nascente começou a secar. A aposentada elogiou as ações ambientais que estão sendo realizadas pela Administração e frisou a importância do apoio comunitário.

Desde a semana passada os servidores públicos intensificaram as ações de visita e fiscalização de nascentes. O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, lembra que em breve será lançado o edital de um chamamento público para cercar e revitalizar as nascentes cadastradas. Os recursos serão liberados para a compra de postes e arame farpado. Em grande parte das nascentes será necessária intervenção para recuperação e abertura de bacias de contenção de águas pluviais.