Imagem de destaque CODEMA - Prêmio Mérito Ambiental será entregue nesta quinta, dia 19

CODEMA - Prêmio Mérito Ambiental será entregue nesta quinta, dia 19

18/09/2019 - 16:39
ASCOM | Texto: Luís Carlos Gusmão | Fotos: Fábio Marçal e SEMMA

Será realizada nesta quinta-feira, 19, a entrega do Prêmio Mérito Ambiental Professor Ivo das Chagas para empresas e ambientalistas que se destacaram na promoção de ações voltadas para a conscientização ambiental. A solenidade será a partir das 17 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O Prêmio é oferecido pela Prefeitura de Montes Claros, através do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente – Codema.

Serão contempladas as categorias: Ambientalista, Produtor Rural, Educacional, Indústria, Órgão Público, Comercial, Terceiro Setor e Imprensa. Uma comissão formada por ambientalistas e membros do Codema escolhe os homenageados. São eles: o prefeito Humberto Souto (Ambientalista), João Simael Ferreira da Silva (Produtor Rural), Departamento de Biologia da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes (Educação); Cerâmica Montezuma (Indústria); Grupo Albatroz (Comércio); Instituto Estadual de Florestas - IEF (Órgão Público); Associação Amor de Vida (Terceiro Setor); e Maria Cecília Oliveira Souza (Imprensa).

Os homenageados receberão troféus em formato de formiga, criados pelo artista plástico Gu Ferreira com auxílio dos reeducandos do programa Para Além das Prisões. O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros e presidente do Codema, Paulo Ribeiro, disse que Montes Claros vem tendo um cuidado especial com as pessoas e com o meio ambiente. “A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável foi reestruturada, foram criados parques, reativados programas importantes como o Ecocrédito e o Vale Verde (que transporta a população gratuitamente ao Parque Milton Prates nos domingos e feriados), criado o Fundo Municipal do Meio Ambiente, dentre outras ações ”, disse. Segundo o secretário, foi por isso que a Prefeitura de Montes Claros se tornou responsável pelo licenciamento ambiental de várias atividades de impacto local. “Mais de 200 tipos de empreendimentos, como pequenas fundições e fábricas, postos de gasolina, entre outros, estão sendo licenciados diretamente pela Prefeitura de Montes Claros, sem a necessidade de serem analisados pelo Estado, por causa da austeridade da gestão”, concluiu o presidente do Codema.

Ivo das Chagas - O professor Ivo das Chagas faleceu recentemente. Foi um dos maiores estudiosos sobre cerrado no Brasil, com trabalhos de referência mundial sobre geografia tropical, ecologia vegetal, cartografia, metodologia e pesquisa, e organização do espaço. Era conhecido no Norte de Minas como o “Pai do Cerrado”, já que sempre o defendeu ardorosamente.