Imagem de destaque ECOCRÉDITO - Programa da Prefeitura de Montes Claros é destaque em reunião do Comitê da Bacia do Rio Verde Grande

09/10/2019 - 15:14
ASCOM | Texto e fotos: Pedro Neto

O Programa Ecocrédito, reativado pela Administração Municipal e que recompensa produtores rurais com mais de R$ 181,00, anualmente, por cada hectare de área preservada, é exemplo de sucesso no Norte de Minas. Na terça-feira, 8, detalhes do programa foram apresentados durante a sétima reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Verde Grande, que contou com a presença da Agência Nacional das Águas (ANA), ambientalistas e produtores rurais.

A palestra foi no escritório do Comitê, nas dependências do Parque de Exposições João Alencar Athayde, e foi ministrada pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros, Paulo Ribeiro, que destacou a importância do programa para a preservação e revitalização da Natureza e para a geração de renda alternativa no município. “As prioridades são preservar nascentes, matas ciliares, cársticas, áreas de recarga e as bacias dos rios Pai João, Jequitaí, Cedro, Pacuí e Sítio”, afirmou o secretário, lembrando que as propostas somente são aprovadas, com assinatura de contratos de cinco anos, se houver relevância ambiental, com o comprometimento de ações responsáveis.

Ao explicar passo a passo como funciona o Programa, o secretário informou que o Ecocrédito tem atualmente 900 hectares contemplados, e que o objetivo é terminar 2020 com mais de 5 mil hectares incluídos. “As cédulas do Ecocrédito podem ser utilizados para pagar impostos municipais, insumos, horas de máquinas pesadas, dentre outros serviços e produtos”, detalhou Paulo Ribeiro, destacando a necessidade de união de forças no sentido de preservar e revitalizar o meio ambiente, para a garantia da sustentabilidade.

O presidente do Comitê, Dirceu Colares de Araújo, foi enfático ao afirmar que o Programa é um exemplo no Norte de Minas. Entende que as cidades da região devem segui-lo, a fim de beneficiar produtores, preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida dos envolvidos.

O prefeito de Juramento, Wendel Pereira, presente na reunião, informou que pretende criar um programa semelhante ao Ecocrédito em sua cidade.

É assim, com honestidade e trabalho, que a cidade voltou a funcionar!