Imagem de destaque Encontro para formação de profissionais da Educação Infantil superou expectativas

15/04/2019 - 17:54
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Pedro Neto | Fotos: Luciene Borges

O encontro para formação de profissionais da Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros superou as expectativas. As atividades aconteceram neste sábado, 13, no auditório da Fundação Educacional Montes Claros (Escola Técnica), na Praça Itapetinga, no bairro Alto São João. O objetivo foi preparar os profissionais para atuarem com a temática “Cadê o Cerrado que Tava Aqui?”, que será adotada no primeiro semestre deste ano. Aproximadamente 400 educadores participaram do evento, que foi feito através de parceria entre as secretarias de Educação e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

As ações começaram às 8 horas, com a apresentação do teatro “Cadê o Cerrado Que Tava Aqui?”, pela equipe do projeto Montes Claros na Trilha da Leitura. Às 8h30, foi realizada uma palestra sobre "Fauna do Cerrado", ministrada por Cilene Barbosa da Silva Moura, bióloga do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Ceatas). Às 9 horas, teve lugar a palestra “Óleos do Cerrado”, com o professor Teddy Farias, do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Estadual de Minas Gerais (ICA/UFMG); às 9h30, palestra “Povos e Comunidades do Cerrado”, pelo doutor em Antropologia e pós-graduado em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros, João Batista de Almeida Costa. Às 10 horas, “Gestão das Águas e Desertificação Regional”, pela professora Mônica Durães Braga, também bióloga, professora universitária, perita e consultora ambiental, e que atuou em pesquisas de Gestão de Recursos Hídricos, Qualidade da Água e Saneamento Ambiental.

Em seguida, foi formada uma mesa com os palestrantes, para perguntas e respostas.