Imagem de destaque Iniciadas obras de cercamento do Parque Cândido Canela

Iniciadas obras de cercamento do Parque Cândido Canela

16/05/2019 - 10:53
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto e fotos: Pedro Neto

As obras de cercamento do Parque Municipal Cândido Canela, nos fundos do Terminal Rodoviário Ildeberto de Freitas, no bairro Canelas, foram iniciadas esta semana. Vários operários estão envolvidos nas ações, que estão sendo feitas numa parceria entre a Prefeitura de Montes Claros, Associação de Moradores, e iniciativa privada. O cercamento está sendo feito nos moldes do espaço Sagarana, no Bairro Ibituruna, com postes de metal e tela.

Também está em fase de conclusão a instalação de um moderno sistema de iluminação de LED, em todo o interior do parque, o que vai permitir que a população frequente o local à noite, com maior segurança. A pista de caminhada, de 500 metros de extensão, já está totalmente concluída, com plantio de grama nas laterais. Também foram plantadas palmeiras na entrada principal e feitas obras de drenagem pluvial.

O parque tem quase 19 mil metros quadrados de área preservada e será o primeiro espaço verde daquela região. Servirá como opção de diversão, lazer, esporte e entretenimento para crianças, jovens, adultos e idosos. A sinalização horizontal e vertical, inclusive com placas orientativas para a boa utilização do local, também está sendo instalada. O parque será dotado de academia ao ar livre, quadra poliesportiva, móveis rústicos, bebedouro e obras de arte. A Prefeitura vai plantar mudas de pequi no local no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, quando o parque deve ser inaugurado pelo prefeito Humberto Souto.

O secretário municipal de Planejamento e Gestão, Cláudio Rodrigues de Jesus, que está respondendo pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, destaca a importância do parque e lembra que a homenagem ao escritor Cândido Canela é justa e merecida. “Será mais um belo espaço verde que será entregue à população nesta administração, a exemplo do Sagarana, que atrai centenas de pessoas diariamente”, concluiu.

O HOMENAGEADO - Foi de Cândido Canela a autoria de lei pioneira proibindo a derrubada ou corte de pequizeiro. A Lei Municipal número 355, de 12 de abril de 1957, virou referência nacional. Inspirados nesta lei, vários estados e municípios proibiram o corte do pequizeiro. Em Minas Gerais, a árvore é considerada de preservação permanente, de interesse comum e imune de corte, através da Lei Estadual 10.883, de 1992.

Um busto do escritor e ex-vereador Cândido Canela será confeccionado pelo artista plástico Gu Ferreira, servidor da Prefeitura de Montes Claros, com a colaboração dos reeducandos dos programas Para Além das Prisões e Jardim para as Borboletas. A obra de arte será instalada no interior do parque e terá aproximadamente 2 metros de altura por 1,40 de largura, nos mesmos moldes do que foi feito para homenagear o ex-prefeito Antônio Lafetá Rebello (Toninho Rebello) e que está afixado às margens da lagoa do Parque Milton Prates.

 

Brasão Prefeitura Montes Claros - MG

Av. Cula Mangabeira, 211 - Centro - CEP: 39.401-002 | Montes Claros - MG-Brasil
(38) 2211-3000