Imagem de destaque JARDIM PARA BORBOLETAS - Folclorista Zezé Colares é homenageada pela Prefeitura

JARDIM PARA BORBOLETAS - Folclorista Zezé Colares é homenageada pela Prefeitura

18/05/2020 - 15:36
ASCOM | Texto e fotos: Pedro Neto

Uma escultura gigante de borboleta, instalada na Praça Doutor João Alves (Automóvel Clube) em homenagem à Zezé Colares, fundadora do Grupo Banzé, folclorista e professora de piano e de História da Música, foi inaugurada nessa sexta-feira, na sala de reuniões da Prefeitura de Montes Claros. A solenidade, embora restrita por causa da pandemia provocada pelo novo coronavirus (COVID-19), foi marcada pela emoção.

Na oportunidade, o presidente do Grupo Banzé e neto da homenageada, Gustavo Colares, agradeceu pelo reconhecimento e lembrou que o objetivo é continuar o legado de sua avó. “O Banzé contribuiu sobremaneira para a divulgação da cultura montes-clarense e norte-mineira não somente no Brasil, mas também no exterior. Muitos jovens e adultos tiveram oportunidade de conhecer outros países e, via intercâmbio, pessoas de cerca de 20 outras nações também vieram a Montes Claros”, resumiu o presidente do Banzé, lembrando a importância da homenagem.

O filho da homenageada, o produtor rural Dario Colares, reforçou as palavras do presidente do Banzé e disse que sua mãe contribuiu para a transformação cultural da cidade e do Norte de Minas.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, destacou a importância do Programa Jardim para Borboletas, que homenageia mulheres que são ou que foram importantes para o desenvolvimento e progresso de Montes Claros. “Zezé Colares foi um ícone da cultura local e regional, divulgando Montes Claros e o Norte de Minas para o mundo. Esta homenagem é justa, uma vez que a homenageada merece respeito e admiração de todos”, afirmou.

"Zezé Colares foi uma legítima montes-clarense, que, através do Banzé e de suas atividades correlatas à área cultural, ajudou na evolução de Montes Claros e da região. Suas ações foram voltadas para a melhoria e para a transformação da cultura de nosso povo. Não há similar", destacou o prefeito Humberto Souto, que participou da reunião através de vídeoconferência.

PRÓXIMAS HOMENAGENS - Faltam mais duas homenagens para a conclusão da etapa atual do programa Jardim para Borboletas. Uma delas é para a professora Heloísa Sarmento, que acontecerá nesta segunda-feira, 18, a partir das 19 horas, na sala de reuniões do gabinete, no terceiro andar do prédio da Prefeitura. A homenagem à doutora Príscila Miranda ainda não tem data definida.

PROGRAMA JARDIM PARA BORBOLETAS – Já foram homenageadas pelo programa a promotora Ana Heloísa Marcondes Silveira (Praça da Rodoviária); a enfermeira Antônia Colares, a "Tonha da Santa Casa" (avenida Mestra Fininha com Deputado Esteves Rodrigues); a doméstica Maria da Conceição Silva, a "Maria de Custodinha" (Trevo da Sion); a educadora Marina Helena Lorenzo Fernândez Silva (Praça da Rosa Mística); a religiosa Joana Maria Juliana Wandekeybus, a "Irmã Veerle" (avenida Deputado Esteves Rodrigues com Sidney Chaves); a educadora Yara Souto (futura Praça Yara Souto, no Todos os Santos); a musicista Clarice Sarmento (encontro da avenida Bio Lopes com a rua João Martins, no Grande Renascença); a escritora Yvonne Silveira (Avenida São Judas Tadeu); e a professora e folclorista Zezé Colares, na praça Doutor João Alves (Automóvel Clube).