Imagem de destaque Jardim para Borboletas homenageia, nesta sexta, a musicista Clarice Sarmento

Jardim para Borboletas homenageia, nesta sexta, a musicista Clarice Sarmento

09/10/2019 - 11:06 | atualizado em 09/10/2019 - 15:43
ASCOM | Texto: Luís Carlos Gusmão | Fotos: Acervo Pessoal

A maestrina, compositora, pianista, professora de música, escritora e folclorista Clarice Sarmento será homenageada nesta sexta-feira, 11, pelo Programa “Jardim para Borboletas”, executado pela Prefeitura de Montes Claros em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais. O objetivo do programa é celebrar mulheres que foram e são destaque na sociedade montes-clarense.

A homenageada, conhecida pelo seu trabalho em prol da musicalização, ganhará um jardim e uma escultura gigante de borboleta feita de aço e material reciclável. A obra, de autoria do artista Gu Ferreira, feita com o auxílio dos reeducandos do programa Para Além das Prisões, será instalada no encontro da avenida Bio Lopes com a rua Carlos Ferrante, no bairro Renascença. O planejamento do programa é homenagear, ainda este ano, 14 mulheres com trajetórias de vida de envolvimento com questões sociais, culturais, ambientais e educacionais em Montes Claros. Até agora, já foram homenageadas a promotora Ana Heloísa Marcondes Silveira (Praça da Rodoviária), a enfermeira Antônia Colares, a popular Tonha da Santa Casa (avenida Deputado Esteves Rodrigues), a doméstica Maria da Conceição Silva, a “Maria de Custodinha” (Trevo da Sion), a educadora Marina Helena Lorenzo Fernândez Silva (Praça Rosa Mística), a religiosa Joana Maria Juliana Wandekeybus – irmã Veerle – (trevo das avenidas Deputado Esteves Rodrigues com Sidney Chaves) e a educadora Yara Souto (futura Praça Yara Souto). As próximas homenageadas serão: Yvvone Silveira, Josefina Mendonça, Heloísa Sarmento, Dona Tirburtina, Zezé Colares, Yara Tupynambá e Dra. Príscila.

Para o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, este é um programa importantíssimo e tem um significado muito grande, com homenagens justas e feitas de forma simples, leve e poética, que também beneficiam as pessoas em situação de rua e os reeducandos do regime semiaberto do sistema prisional de Montes Claros.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, o Programa Jardim para Borboletas tem um papel social importante, e celebra as ações das mulheres no desenvolvimento da cidade. “Este programa embeleza a cidade e contribui para que o município seja reconhecido, de fato, como 'Cidade da Arte e da Cultura', além de devolver dignidade aos reeducandos que estão ajudando a construir as obras de arte e às pessoas em situação de rua, que estão sendo contratadas, sem ônus para a municipalidade, para cuidar dos jardins”, explicou Ribeiro.

O secretário lembrou, ainda, que Montes Claros tem diversas áreas verdes, e qualquer cidadão poderá prestar homenagem para uma mulher destaque na sociedade. “O objetivo do programa era homenagear 12 mulheres durante este ano, número que acabou aumentando para 14. Mas isso não significa que o programa fechou as portas para novas homenagens. Pelo contrário, pois a cidade possui pelo menos 180 áreas verdes e canteiros centrais que estão sob a gestão da Prefeitura, e quem quiser prestar esta justa homenagem para alguma mulher será bem-vindo, desde que arque com os custos da escultura e com o cuidador do jardim”, esclareceu.

Quem é Clarice Sarmento

A professora Clarice Sarmento é pesquisadora, escritora, folclorista e uma das fundadoras e primeira diretora da antiga Faculdade de Educação Artística (Faceart). Ela é autora de vários livros, dentre os quais “Literatura Folclórica no Norte de Minas”, “Januária Canta” e “Coroações”. Foi vencedora do concurso para o hino da Unimontes – musicou o hino, cuja letra é de autoria da escritora Yvonne Silveira.

Clarice Sarmento também foi a primeira regente do Coral Lorenzo Fernândez, do Conservatório Estadual de Música de Montes Claros (CELF). A maestrina levou o coral a participar de grandes eventos no Brasil e na Europa. Também foi regente do Coral Universitário da Unimontes (1996-1997).

É assim, com honestidade e trabalho, que a cidade voltou a funcionar!