Imagem de destaque JARDIM PARA BORBOLETAS - Terceira homenageada será Maria de Custodinha

JARDIM PARA BORBOLETAS - Terceira homenageada será Maria de Custodinha

11/02/2019 - 10:34
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto e fotos: Pedro Neto

O projeto Jardim para Borboletas, vinculado ao programa Para Além das Prisões, é uma parceria da Prefeitura de Montes Claros com o Ministério Público (MP), e tem a finalidade de homenagear mulheres que são ou que foram influentes na nossa sociedade, através da criação e instalação de esculturas de borboletas feitas de aço e sucata. A próxima homenageada pelo projeto será Maria da Conceição Silva, a “Maria de Custodinha”, falecida em 1972. Até agora, o projeto já homenageou a promotora Ana Heloísa Marcondes Silveira e a enfermeira Antônia Colares. A terceira borboleta será afixada no Trevo da Sion, no encontro das avenidas Dulce Sarmento com Plínio Ribeiro.

Maria de Custodinha faleceu com mais de 80 anos. Sempre residiu na rua Padre Teixeira, nas proximidades da Igreja Matriz, região onde surgiu a cidade de Montes Claros e que tradicionalmente é conhecida como a Baixada da Matriz. Foi cozinheira do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), lavadeira de roupa, muito conhecida por prestar todo e qualquer tipo de ajuda.

Maria foi também importante para a propagação das manifestações folclóricas de Montes Claros e Norte de Minas, uma vez que, desde criança, fez questão de participar dos cortejos e das festas ao lado dos familiares, principalmente do irmão, José Raimundo da Silva. Após o falecimento de José Raimundo, ela se empenhou ainda mais nas atividades folclóricas, e foi uma das principais organizadoras do Terno de São Benedito, sendo uma das primeiras mulheres a assumir este papel, em Montes Claros. Atuou na confecção de roupas e adereços e também era rigorosa na organização dos cortejos.

Para a sobrinha Maria do Amparo Silva, “Custodinha” era um esteio da família, e mesmo sem ter se casado, assumiu o papel de matriarca, pois ajudou a criar os irmãos e outros familiares, trabalhando como funcionária do DER e realizando serviços domésticos em outras casas.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, a cidade de Montes Claros possui pelo menos 180 áreas verdes e canteiros centrais que estão sob a gestão da Prefeitura. “A maioria destes espaços precisa de cuidados, de modo a torná-los mais atrativos. Para fazer jus ao lema ‘a cidade da arte e da cultura’, estamos buscando alternativas para embelezar os parques e praças”, afirmou o secretário, destacando a importância da parceria com o MP, com apoio expressivo da sociedade.