Imagem de destaque MEIO AMBIENTE -  Prefeitura vai desassorear o Riachão e o córrego Tamboril

MEIO AMBIENTE - Prefeitura vai desassorear o Riachão e o córrego Tamboril

17/04/2018 - 09:13
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Pedro Neto | Fotos: Pedro Neto

Atendendo determinação da promotora do meio ambiente Aluísia Beraldo Ribeiro, uma equipe de servidores da Prefeitura de Montes Claros visitou na manhã de sexta-feira, 13, a região de Pau D`Óleo e comunidades banhadas pelo Riachão, na zona rural da cidade. O objetivo foi verificar as dificuldades enfrentadas por diversas famílias por causa da instalação de vários poços artesianos e do assoreamento das margens do rio, com sérios danos ao lençol freático e à nascente.

Como consequência, abaixo da represa, na divisa de Montes Claros com o município de Coração de Jesus, em Pau D`Óleo, o rio está secando, com registro de escassez de água para o consumo humano e animal, bem como outras atividades cotidianas. Uma das comunidades mais prejudicadas e que vêm solicitando providências neste sentido é Santo André, que fica na divisa e luta pela melhor distribuição dos recursos hídricos.

A Prefeitura de Montes Claros também está verificando, in loco, a situação enfrentada pelos produtores do distrito de São João das Veredas e adjacências com relação ao córrego Tamboril. Durante o período de estiagem, vários cortes são registrados no leito do rio, aumentando o sofrimento das famílias, por falta de água.

A diretora de Educação Ambiental e Projetos Especiais da Prefeitura, Vânia Mota, e a engenheira ambiental Keila Porto destacaram a importância de atender à demanda apresentada pela Promotoria em defesa dos produtores rurais das regiões de Pau D`Óleo e São João das Veredas. Frisaram que a Prefeitura irá desassorear o Riachão e o Córrego Tamboril, bem como efetuar o plantio de mudas, com recuperação das matas ciliares.

LIXO E BADERNA - Outra reclamação das famílias e constatada pelos servidores da Prefeitura é o descarte irregular de lixo, às margens dos rios, bem como a poluição sonora, por conta de sons automotivos, com decibéis fora dos padrões estipulados pela lei. Medidas orientativas, seguidas de punições, poderão ser adotadas.