Imagem de destaque MEIO AMBIENTE - Operação Estiagem promoverá diversas atividades no Parque nas Mangueiras, no próximo dia 30

21/06/2018 - 15:09
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Pedro Neto | Fotos: Fábio Marçal

A Operação Estiagem – Ação e Proteção ao Meio Ambiente -, implantada pela Prefeitura para disciplinar o descarte de entulhos e inibir as queimadas, diminuindo a poluição, terá continuidade sábado, dia 30, no Parque das Mangueiras, no bairro João Botelho. As ações foram iniciadas no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, com limpeza em área de 35 mil metros quadrados do Parque Guimarães Rosa, no Bairro Ibituruna, retirada de entulho nas proximidades do Colégio Padrão, em ação que contou com a ajuda de alunos, professores e demais servidores do educandário. No mesmo dia, às 17 horas, o prefeito Humberto Souto anunciou o início do funcionamento do Grupo Tático Ambiental, em solenidade na Prefeitura.

Dando continuidade às ações da Operação Estiagem, será realizado, no dia 30 de junho, plantio de árvores na área do Parque das Mangueiras, com participação da comunidade e do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Às 16 horas, ocorrerá a apresentação do Grupo Teatral “Trilha da Leitura”. Às 16h30, apresentação da Fanfarra da Escola Estadual Dulce Sarmento. Paralelamente, das 15 às 20 horas, haverá teatro de fantoches, oficina de produção de sabão a partir de óleo de cozinha, orientações da equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), exposição de produtos da Agricultura Familiar, realização de serviços ambientais, blitz educativa, atividades lúdicas, apresentações de palhaços, dentre outras ações.

A Operação está mobilizando cerca de sessenta pessoas, entre servidores da Prefeitura e operários da iniciativa privada, e utiliza máquinas e equipamentos diversos. Está sendo feito o monitoramento de áreas de queimadas e de pontos de descarte irregular de resíduos, para preservar a qualidade do ar e educar a população sobre seus direitos e deveres no gerenciamento do lixo, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos.

Já está funcionando o aplicativo oficial SEMMA SUGESTÕES E DENÚNCIAS, que dá condições à população de contribuir com a Prefeitura, denunciando, a qualquer dia e hora, quem estiver descartando qualquer tipo de resíduos em locais inapropriados. A Operação Estiagem se estenderá até o dia 31 de outubro e conta com o apoio dos seguintes parceiros: Engenharia Tendência/Flisa/Via Sul - Locanorte – Via França – Construtora Mirante - MRV – SOMAI - ANTARES Urbanismo - Câmara Municipal de Montes Claros - Moradores do Bairro Vera Cruz - TECNOPAV – Cerâmica Montezuma - Via Solo - LAFARGE – Pura Coleta – Auto Esporte - Construtora Caparaó - Global.

O secretário Paulo Ribeiro agradece o apoio da iniciativa privada e, principalmente, da população, que tem papel essencial na Operação, uma vez que, denunciando queimadas e descartes ilegais, contribui para que a Prefeitura possa orientar e até mesmo punir quem insistir em desrespeitar a lei, prejudicando a coletividade.