Imagem de destaque MEIO AMBIENTE - Projeto da Igreja Batista Esperança e Vida já beneficia 800 pessoas com recursos do FAMMA

10/01/2019 - 09:40
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Pedro Neto | Fotos: Divulgação

O Projeto “Educação Ambiental e Gestão de Resíduos Sólidos como Estratégia de Vida e Esperança Futura para a Comunidade”, da Igreja Batista Esperança e Vida, envolve mais de 800 pessoas. O trabalho vem apresentando resultados positivos. A expectativa é que as ações, a partir do próximo ano, sejam ampliadas, com criação de novo ponto de recolhimento na área do entorno da Igreja, localizada na avenida Cristiano Almeida, no Bairro Vargem Grande.

O projeto foi contemplado com R$ 19.860 (recursos oriundos do Fundo Municipal do Meio Ambiente - FAMMA) para a implantação de estrutura capaz de promover cursos de educação ambiental e de recipientes para depósito e descarte de resíduos sólidos da igreja e da comunidade do entorno. Foram adquiridos pontos de entrega voluntária para o recolhimento de resíduos, diferenciados por cores. As ações promovem, ainda, a educação da população atendida, visando a separação dos resíduos.

O coordenador do projeto, Felipe Ferreira Pereira, destaca sua importância por envolver os membros da igreja e a comunidade em geral.

CODEMA - Ao todo, oito projetos foram selecionados pela Comissão do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (CODEMA), os quais foram apresentados por entidades e organizações não governamentais (ONGs) após publicação do edital de chamamento público. Os projetos estão incluídos nas áreas de Educação Ambiental, Revitalização de Micro-bacias, Gestão de Resíduos Sólidos, Pesquisas e Desenvolvimento, e Projetos Especiais de Relevância Ambiental. Significam, inicialmente, recursos da ordem de R$ 200 mil.

Segundo a gerente de Educação Ambiental e Projetos Especiais da Prefeitura, Vânia Mota, o objetivo principal do CODEMA é contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida da população do município, no perímetro urbano e na zona rural.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, lembra que estão sendo beneficiadas diretamente cerca de 600 famílias, e realizadas ações que são desenvolvidas em prol de todos os segmentos da sociedade. “Os projetos foram selecionados e analisados pelo CODEMA através de uma comissão formada dentro do Conselho, que pautou a pontuação dentro dos critérios abordados no edital de chamamento público”, finalizou.