Imagem de destaque Obra de arte vai embelezar Praça Portugal e homenagear catopês

Obra de arte vai embelezar Praça Portugal e homenagear catopês

22/02/2019 - 10:55
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto e fotos: Pedro Neto

Os catopês, marujos e caboclinhos de Montes Claros e região serão homenageados, em breve, pela Prefeitura, com uma bela escultura feita com um tronco de árvore caído, que será recolocado em seu local de origem, em frente à igrejinha do Rosário. A autoria é do artista plástico Roberto Marques, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que foi auxiliado pelo artesão Carlos Antônio Pereira.

A obra homenageia os participantes ativos das manifestações folclóricas das Festas de Agosto, contribuindo com a proposta de devolver a Montes Claros o título de "Cidade da Arte e da Cultura", através do programa Artes na Praça. O tronco está sendo entalhado na área coberta do Zoológico Amaro Sátiro de Araújo, anexo ao Parque Municipal Milton Prates, e a obra deverá ser concluída em breve, para embelezar a Praça Portugal, que fica na região central da cidade.

Em Montes Claros, vários espaços já foram embelezados com esculturas e diversas obras de arte, como a Praça Alexandre Martins, o Espaço Sagarana, os parques Milton Prantes e João Botelho, além dos "Jardins para Borboletas".

O secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Ribeiro, destaca que as obras, além de embelezar a cidade, servem para homenagear os catopês, marujos e caboclinhos, contribuindo com o resgate de nossas tradições. Ele destaca que a administração do prefeito Humberto Souto, além de estar realizando obras que a população  precisa (como asfalto), está acelerando o processo de fazer com que Montes Claros seja reconhecida não só pela sua condição de polo regional, mas também como cidade da arte e da cultura, valorizando sua gente, tradições e manifestações regionais.