Imagem de destaque Obras do Parque Cândido Canela estão em ritmo acelerado

Obras do Parque Cândido Canela estão em ritmo acelerado

08/03/2019 - 15:11
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto e fotos: Pedro Neto

As obras do Parque Municipal Cândido Canela, nos fundos do Terminal Rodoviário Ildeberto Alves de Freitas, estão bastante adiantadas. O novo logradouro, com área total de 18.337 m2 (dezoito mil, trezentos e trinta e sete metros quadrados), será entregue à população de Montes Claros em breve. Nesta semana foi iniciada a pavimentação da pista de caminhada, bem como as obras de drenagem.

Operários com máquinas pesadas estão atuando no local, visando concluir a obra que garantirá mais um espaço verde para o esporte, lazer, entretenimento e diversão de crianças, jovens, adultos e idosos de Montes Claros. O Parque será o primeiro daquela região e, por determinação do prefeito Humberto Souto, está sendo construído de forma a garantir condições ideais para sua utilização comunitária, com sustentabilidade. Líderes comunitários e empresários da região do bairro Canelas firmaram um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com a Prefeitura, garantindo parcerias para a viabilização do empreendimento.

A pista de caminhada terá 500 metros de extensão. A iluminação do espaço será feita pela Empresa Municipal de Serviços, Obras e Urbanização (Esurb). Nos próximos dias será realizado o cercamento e o asfaltamento do entorno do novo parque, além de outros benefícios e obras. A Prefeitura também vai construir uma quadra poliesportiva no local e instalar academia ao ar livre, mobiliário, bebedouro e obras de arte. Alguns espaços do novo parque serão arborizados. Também serão fixadas placas de educação ambiental, a exemplo do que foi feito no Espaço Sagarana.

Cândido Canela - O nome do Parque Cândido Canela é uma homenagem ao ex-vereador de Montes Claros, que foi um ardoroso defensor do meio ambiente, tendo sido o autor de uma lei pioneira que proibiu a derrubada ou corte de pequizeiros, a Lei Municipal n° 355, de 12 de abril de 1957, que virou referência nacional. Atualmente, vários estados e cidades já proibiram o corte do pequizeiro, caso de Minas Gerais, que declarou a árvore como de preservação permanente, de interesse comum e imune de corte, através da Lei Estadual nº 10.883, de 1992.

Cândido Canela foi Tabelião do Cartório do 1° Ofício por quase 50 anos, e vereador da Câmara Municipal de Montes Claros por dois mandatos. Inspirado trovador, teve poemas transformados em música e cantados por duplas famosas, vencendo concursos de nível nacional. Além de ter sido poeta, ator e humorista satírico, foi radialista, dirigindo e apresentando o programa “Alma Cabocla” na Rádio D-7.