Imagem de destaque Operação Estiagem -  Prefeitura promove plantio de mudas e ações de limpeza

Operação Estiagem - Prefeitura promove plantio de mudas e ações de limpeza

18/06/2018 - 10:48
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto e fotos: Pedro Neto

A Operação  Estiagem – Ação e Proteção ao Meio Ambiente -  está mobilizando cerca de sessenta servidores da Prefeitura e operários da iniciativa privada, utilizando máquinas e equipamentos diversos. Na manhã da última sexta-feira, dia 15, a operação promoveu ações de limpeza no Parque “Professor Antônio Jorge”, popularmente conhecido como Parque do Mangues, no Conjunto José Corrêa Machado, bem como nas proximidades do Residencial Sul, no Grande Maracanã.

Paralelamente, foram feitos plantios de mudas e atividades de Educação Ambiental no Bairro Vera Cruz. A partir de agora será feito o monitoramento de áreas de queimadas e de pontos de descarte irregular de resíduos, para preservar a qualidade do ar e educar a população sobre seus direitos e deveres no gerenciamento do lixo, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos. O Pelotão Ambiental também será acionado, quando preciso.

As equipes que atuaram na sexta-feira se concentraram na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, onde também ocorreu o lançamento oficial do aplicativo SEMMA SUGESTÕES E DENÚNCIAS, que dá condições à população de contribuir com a Prefeitura, denunciando, a qualquer dia e hora, quem estiver descartando qualquer tipo de resíduos em locais inapropriados. A Operação Estiagem se estenderá até o dia 31 de outubro e conta com o apoio dos seguintes parceiros: Engenharia Tendência/Flisa/Via Sul - Locanorte – Via França – Construtora Mirante - MRV – SOMAI - ANTARES Urbanismo - Câmara Municipal de Montes Claros - Moradores do Bairro Vera Cruz - TECNOPAV – Cerâmica Montezuma - Via Solo - LAFARGE – Pura Coleta – Auto Esporte - Construtora Caparaó - Global.

O autônomo Erivelton Gonçalves, morador da Rua Aliança, no Alterosa, bairro próximo ao Residencial Sul, considerou as ações importantes e lembra que os descartes irregulares são feitos à noite. “Tenho filhos pequenos e, muitas vezes,  somos obrigados a  conviver com  os riscos de proliferação de animais peçonhentos  e com a fumaça gerada pela queima de lixo e outros materiais”, afirmou, elogiando a iniciativa da Prefeitura.

Stefani Souza Santos e Elizete Silva também destacaram a importância das ações. Ambas lembram que as crianças sofrem com bronquite e asma, por causa da poluição, e que já encontraram escorpiões em casa. “É preciso que a Prefeitura nos ajude. A partir de agora, vamos denunciar quem vier despejar lixo e entulhos aqui”, lembraram.

O engenheiro civil André Luiz falou em nome dos parceiros e disse serem necessárias atividades de conscientização para transformar a cultura da população. “Acredito que a Operação é o primeiro passo para melhorar o visual da cidade, criar a coleta seletiva e acabar com os atuais transtornos enfrentados com os descartes irregulares”, afirmou.

Tanto a gerente de Educação Ambiental e Projetos Especiais da Prefeitura, Vânia Mota, quanto o coordenador de Fiscalização e Normatização, Gilmar Caldeira, responsáveis pela organização e andamento das atividades da Operação, lembraram a importância do apoio maciço da iniciativa privada e acreditam que a comunidade irá contribuir, descartando os resíduos de forma correta e denunciando quem estiver fora da lei.