Imagem de destaque “Para Colher, Basta Reciclar”

“Para Colher, Basta Reciclar”

05/10/2018 - 16:04
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto e Fotos: Luís Carlos Gusmão

A Prefeitura de Montes Claros está visitando os projetos que tiveram recursos liberados pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente. Na manhã desta quinta-feira, 4, representantes da Gerência de Educação Ambiental e Projetos Especiais da Prefeitura visitaram a comunidade rural de Tabuas, que foi contemplada com R$ 20 mil reais para viabilizar o projeto “Para Colher, Basta Reciclar”, desenvolvido pela Associação Comunitária local.

 

“O Fundo Único de Meio Ambiente (FAMMA), tem como objetivo apoiar projetos de relevância ambiental, caso deste projeto desenvolvido pela Associação Comunitária de Tabuas. Mas, ao mesmo tempo, temos que fiscalizar para que os recursos públicos sejam corretamente aplicados. Esta é uma determinação do prefeito Humberto Souto, para que o dinheiro público não seja desviado para outros fins”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro.

 

Para a gerente de Educação Ambiental da Prefeitura, Vânia Mota, o objetivo é verificar “in loco” se o projeto está apresentando resultados positivos e se os recursos estão sendo fielmente aplicados. “Estamos acompanhando a execução de todos os projetos financiados pela Prefeitura de Montes Claros através do Fundo Municipal do Meio Ambiente. Este projeto, que tem como objetivo promover o recolhimento de material reciclável na comunidade de Tabuas, vem cumprindo sua finalidade. Aliás, sua execução está sendo além do que foi determinado, que era atender apenas os moradores de Tabuas, e ele acabou se estendendo para as comunidades vizinhas de Estreito de Miralta, Poço Novo, Canoas e Monte Alto, onde o dinheiro arrecadado vai para os moradores das comunidades que atuam no recolhimento”, explicou.

 

Para a presidente da Associação Comunitária de Tabuas, Luiza Maria de Jesus Nunes, o objetivo do projeto “Para Colher, Basta Reciclar” é a preservação da natureza com geração de renda, e isto vem sendo cumprido rigorosamente. “Já adquirimos kits de EPIs, mudas e pintinhos, reformamos a balança e estamos montando o nosso viveiro de mudas, graças a este recurso do FAMMA”, disse a líder comunitária, informando que mais de quatro mil toneladas de material reciclável já foram retiradas dos quintais e das beiras das estradas. “Até agora já recolhemos 4.470 quilos de lixo, principalmente plástico e ferro, dos quintais das casas e da beira da estrada da Produção. O material está sendo vendido para uma empresa de reciclagem para aquisição de pintinhos e mudas de plantas frutíferas, para ajudar a nossa comunidade”, informou.

 

O trabalho de conscientização ambiental naquela comunidade conta também com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas (EMATER). Uma palestra sobre “Insegurança Alimentar: Uma Realidade no Campo”, informando sobre a importância da alimentação saudável, foi ministrada pela extensionista de Bem Estar Social da EMATER, Cleide Neves da Silva.

Brasão Prefeitura Montes Claros - MG

Av. Cula Mangabeira, 211 - Centro - CEP: 39.401-002 | Montes Claros - MG-Brasil
(38) 2211-3000