Imagem de destaque “Para Colher, Basta Reciclar” - Projeto de Tabuas é exemplo para outras comunidades

20/03/2019 - 11:46
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto e fotos: Pedro Neto

As ações realizadas pelos integrantes do projeto “Para Colher, Basta Reciclar”, desenvolvido pela Associação Comunitária da Comunidade Rural de Tabuas, próxima à Estrada da Produção, superaram as expectativas e já servem de exemplo para outras regiões da zona rural de Montes Claros. Esta semana, os coordenadores e diretores da Associação foram à comunidade de Mocambinho, na saída para Bocaiuva, para explanar sobre o projeto, que deve ser copiado por outras entidades e comunidades, dada a sua importância para a conservação e revitalização do meio ambiente, com geração de empregos e renda.

A Prefeitura de Montes Claros liberou, através do Fundo Municipal do Meio Ambiente (FAMMA), cerca de R$ 20 mil para a comunidade de Tabuas, através de chamamento público do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (CODEMA). Além de Tabuas, são beneficiadas famílias de Estreito, Monte Alto, Poço Novo, Canoas e Aparecida do Mundo Novo, que podem trocar materiais recicláveis por pintinhos, aves que acabam sendo comercializadas nas próprias comunidades, contribuindo também para a melhoria da alimentação dos integrantes do Projeto.

A presidente da Associação, Luiza Maria de Jesus Nunes, se mostra confiante com o sucesso alcançado. “Já adquirimos kits de Equipamentos para Proteção Individual (EPIs), mudas e pintinhos, reformamos a balança e estamos montando o nosso viveiro de mudas, graças a este recurso do FAMMA”, lembrou, informando que mais de quatro mil toneladas de material reciclável já foram retiradas dos quintais e das beiras das estradas. A presidente também destacou que na sexta-feira, dia 29, as ações serão concentradas em Aparecida do Mundo Novo, com coleta de recicláveis e repasse de mudas e pintinhos.

Na comunidade de Tabuas, Terezinha Alves da Cruz fez questão de externar a satisfação com o projeto. Frisou que o seu quintal fica sempre limpo, por causa das ações de reciclagem, e mostrou o galinheiro cheio de frangos, que garantem reforço alimentar e renda alternativa. Cecília Azevedo e Gilmar de Jesus, ambos recicladores, também participam do projeto e lembram o apoio de técnicos e servidores da Prefeitura, bem como da Emater e outros órgãos, a fim de garantir o sucesso das ações coletivas.

A gerente de Educação Ambiental da Prefeitura, Vânia Mota, e outros servidores do Município visitaram todos os oito projetos aprovados no primeiro chamamento e disseram que o objetivo é verificar “in loco” se as ações estão apresentando resultados positivos e se os recursos estão sendo fielmente aplicados. “Estamos acompanhando a execução de todos os projetos financiados pela Prefeitura de Montes Claros, através do Fundo Municipal do Meio Ambiente”, destacou.