Imagem de destaque Parceria entre Prefeitura e Ferrovia Centro Atlântica possibilita limpeza e revitalização das margens da linha férrea

17/06/2019 - 09:31
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Hélder Maurício | Fotos: FCA

A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e da Secretaria de Meio Ambiente, formalizou parceria com a Ferrovia Centro Atlântica (FCA) para limpeza urbana nas áreas de encontro de ruas e avenidas com a via férrea. A proposta é transformar esses espaços em ambientes mais limpos e com jardins, incentivando a conscientização ambiental da população.

A execução dos serviços começou em uma das áreas mais críticas da cidade: o bairro Vila Ipiranga, onde havia grande volume de lixo urbano e entulho. Nessa primeira ação, a FCA realizou saneamento vegetal e utilizou máquinas para o recolhimento de entulho e lixo jogados na área ferroviária. Enquanto isso, a Prefeitura forneceu caminhões para o descarte.

Programa "Atitude Ambiental"

A FCA ainda firmou parceria com a Secretaria Municipal de Educação para a realização do  Programa "Atitude Ambiental". A ação acontece nas escolas próximas ao trecho da ferrovia, com o propósito de conscientizar os atendidos pela Rede Municipal de Educação e a comunidade para a importância das práticas ambientais.

A iniciativa já esteve na Escola Municipal Professora Hilda Carvalho Mendes.  Lá, alunos e professores participaram de atividades voltadas a temas ambientais . O programa agora está sendo implantado na Escola Municipal Dr. Mário Tourinho.