Imagem de destaque Prefeitura acaba com lixão e ajuda população a revitalizar margens da linha férrea

04/01/2019 - 16:29 | atualizado em 04/01/2019 - 17:38
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto e Fotos: Luís Carlos Gusmão

A Prefeitura de Montes Claros, em parceria com a comunidade, está modificando a realidade de um espaço localizado às margens da linha férrea, no bairro Morrinhos, onde, por muito tempo, funcionou um lixão irregular.

A iniciativa foi inspirada pela ação da moradora Terezinha Leal, que criou um jardim entre as ruas Rio Grande do Norte e Dona Tiburtina, em um local que era utilizado para o descarte irregular de lixo e entulho. Dona Terezinha recebeu o apoio da Prefeitura de Montes Claros, com doação de mudas e adubo, além da garantia de fornecimento de água, através de caminhão-pipa, no período da seca. O espaço local também ganhou pinturas de artistas e grafiteiros, com desenhos de flores e borboletas nos muros.

Com a criação do jardim, as pessoas que realizavam o descarte irregular de lixo passaram a fazê-lo logo depois da casa de dona Terezinha. Os vizinhos, porém, se mobilizaram para impedir que o entulho volte a ser despejado nas proximidades. Eles também receberam o apoio e incentivo da Prefeitura, que providenciou a limpeza do local e fez doações de mudas e adubo. Para evitar que o espaço volte a ser poluído, a comunidade criou um grupo no Whatsapp para identificar e denunciar os infratores.