Imagem de destaque Prefeitura cede espaço do antigo Zoológico para instalação do Centro de Triagem de Animais

Prefeitura cede espaço do antigo Zoológico para instalação do Centro de Triagem de Animais

11/07/2019 - 11:10
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Luís Carlos Gusmão | Fotos: Fábio Marçal
O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, assinou, na manhã desta quarta-feira, 10, um termo de comodato, com duração de 25 anos, entre o município e o estado, onde foi cedida parte do espaço do Jardim Zoológico de Montes Claros ao Instituto Estadual de Florestas (IEF), para a criação do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), que irá abrigar animais capturados, resgatados ou entregues, vindos de locais inapropriados, como áreas urbanas ou cativeiro. No Centro de Triagem os animais passarão por recuperação, no caso de estarem machucados, e por triagem, para serem catalogados e identificados antes de serem devolvidos à natureza. A ação é importante para a preservação de diversos animais em iminência de extinção, e trará mais espaço para estudos e cuidados com estes animais.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Ribeiro, o CETAS é o melhor local para abrigar os animais que foram tirados do seu ambiente natural. “Nenhum animal deveria ser retirado do seu habitat natural para viver em cativeiro mas, infelizmente, a crueldade humana persiste em mantê-los enjaulados e engaiolados, sem chances de poder retornar à natureza. Por isso é importante a criação destes centros de triagens, que são dotados de profissionais capacitados para tentar reabilitá-los, além de realizar e subsidiar pesquisas científicas”, informou.

Para o prefeito, esta parceria entre a Prefeitura e o IEF foi o melhor caminho para os dois lados. “Foi bom para todo mundo. Para o município, que terá uma economia significativa, já que a Prefeitura tem um gasto de manutenção com o Zoológico, mesmo ele estando fechado para visitação pública, e para o Estado, que encontrará um espaço praticamente pronto para fazer seu Centro de Triagem de Animais Silvestres”, disse.

Brasão Prefeitura Montes Claros - MG

Av. Cula Mangabeira, 211 - Centro - CEP: 39.401-002 | Montes Claros - MG-Brasil
(38) 2211-3000