Imagem de destaque Prefeitura compra drone para fiscalizar Áreas de Preservação Ambiental

Prefeitura compra drone para fiscalizar Áreas de Preservação Ambiental

18/07/2018 - 16:46 | atualizado em 20/07/2018 - 10:06
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Luís Carlos Gusmão | Fotos: Pedro Neto

A Prefeitura de Montes Claros adquiriu, com recursos do Tesouro Municipal, um moderno Drone (Phantom 4 Pro da DJI), que possui sensores e câmeras capazes de gravar o ponto de partida com detalhamento máximo, pousando o mais precisamente possível, para auxiliar as equipes de fiscalização e monitoramento das Áreas de Preservação Ambiental (APAS) do município de Montes Claros. A apresentação do equipamento foi feita na manhã desta quarta-feira, dia 18, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Avenida José Corrêa Machado, 900, no Bairro Ibituruna.

O drone é um veículo aéreo, não tripulado, e controlado remotamente. Pode pode realizar inúmeras tarefas, filmando e repassando imagens e informações importes para as vistorias de pontos pouco acessíveis, como matas e áreas de mananciais de difícil acesso. Para o promotor de Justiça de Meio Ambiente, Paulo César Vicente de Lima, a aquisição do equipamento irá auxiliar bastante a fiscalização no combate aos danos ambientais, não apenas no perímetro urbano, mas também na zona rural.

“Foi uma excelente iniciativa da Prefeitura de Montes Claros, investir numa tecnologia importante, possível de descobrir  áreas degradadas, que sofreram queimadas, ou com ações de desmatamento e assoreamentos, auxiliando, também, na fiscalização de possíveis crimes contra o Meio Ambiente”.

O ambientalista Eduardo Gomes lembra que o aparelho é do mesmo modelo utilizado para vistoriar a área total do Parque da Lapa Grande e que foi apresentado à Imprensa e os integrantes do Conselho do Parque, meses através.  Destaca que o aparelho,  com moderna tecnologia, tem capacidade de percorrer mais de 4 quilômetros e meio (4.500 mil metros de extensão), sem necessidade de recarga de bateria “A capacitação do pessoal da Prefeitura será através de parceria  entre o Instituto Grande  Sertão e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O secretário Paulo Ribeiro disse que o Drone vem contribuir com a estrutura atual da Prefeitura, organizada e modernizada pela gestão do prefeito Humberto Souto.  Nesta Administração, a Secretaria, que foi desestruturada, sucateada e rebaixada à condições de gerência, foi recriada  e  dotada de condições  físicas e humanas capazes de defender os interesses  da população.

Citou a aquisição de máquinas, equipamentos,  capacitação do pessoal, obras, bem como recriação e ampliação de programas importantes. “O Drone veio ao encontro da estrutura atual, para preservar o Meio Ambiente, inibir a ação degradante e melhorar a qualidade de vida de nossa população”, finalizou.