Imagem de destaque Prefeitura dá início às obras na Praça dos Tropeiros

Prefeitura dá início às obras na Praça dos Tropeiros

08/08/2018 - 15:52
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Luís Carlos Gusmão | Fotos: Fábio Marçal

A Prefeitura já iniciou as obras na rotatória do Max Min Clube (Estrada da Produção com avenida Governador Magalhães Pinto), que receberá uma escultura em homenagem aos tropeiros e ao publicitário Alexandre Assis Martins.


Com padrões arrojados de design, a Praça dos Tropeiros terá uma iluminação moderna para destacar uma grande estrutura de formato semelhante a um outdoor vazado que irá abrigar as esculturas adquiridas pelo empresário Américo Martins Filho junto ao projeto Dedo de Gente, de Curvelo, para serem doadas ao município de Montes Claros. As esculturas simbolizam os tropeiros e formam a imagem de um homem puxando um cavalo, acompanhado por um cachorro. A obra de arte também homenageia o publicitário Alexandre Assis Martins, filho de Américo Martins, que faleceu naquelas proximidades, em um acidente ocorrido em 2011.    

 

Arte nas Praças


O famoso apelido de Montes Claros: “cidade da arte e da cultura”, vem sendo levado a sério pela Administração Municipal, que contratou os artistas Gu Ferreira e Roberto Marques para embelezarem os parques e praças da cidade com obras de arte feitas, preferencialmente, de materiais reciclados. Na rotatória do Parque Municipal Milton Prates uma libélula gigante foi instalada, enquanto que no parque Guimarães Rosa e na Praça Engenheiro Joaquim Costa foram colocadas famílias de seriemas, também feitas de sucata. A Praça das Tilápias recebeu uma escultura do peixe que a batiza. Já na praça do distrito de São Pedro da Garça, foi instalada uma garça com quase sete metros de altura, entre outras esculturas. Os parques Milton Prates e das Mangueiras receberam mesas e bancos rústicos, feitos com a madeira das árvores caídas nos próprios parques.  Além das obras de arte feitas pelos artistas contratados pela Prefeitura, várias outras vêm sendo doadas para a municipalidade.

 

Outros olhares sobre Montes Claros


“Para que a nossa cidade seja transformada num verdadeiro museu a céu aberto, a administração do prefeito Humberto Souto está enfeitando e valorizando o nosso patrimônio cultural, fazendo a nossa cidade merecer seu slogan: ‘a cidade da arte e da cultura’. Numa decisão inédita, a Prefeitura contratou excelentes artistas para fazerem importantes intervenções artísticas nos nossos Parques e Praças, e ainda vem fazendo parcerias com entidades públicas e privadas e com o empresariado, como foi o caso desta parceria com o empresário Américo Martins Filho”, comenta o secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro.


Ele lembrou ainda da parceria da Prefeitura com artistas, empresários, colaboradores, e com o Ministério Público (MP). “O Parque Guimarães Rosa, que se chamará espaço Sagarana, é o melhor exemplo desta parceria com a Prefeitura. Ele já recebeu formidáveis obras de artes doadas por dona Jacy Ribeiro, pela artista Felicidade Patrocínio e pelo empresário Tone Santos. Sem falar no trabalho dos reeducandos do Projeto Para Além das Prisões, que vem dando uma boa contribuição para a cidade, através da parceria entre a Prefeitura e o MP. E, em breve, a cidade ficará mais bela ainda, com as instalações de dezenas de esculturas de borboletas, graça a esta parceria com o Ministério Público, em homenagem à promotora Ana Eloísa Marcondes da Silveira”, informa o secretário. 

Brasão Prefeitura Montes Claros - MG

Av. Cula Mangabeira, 211 - Centro - CEP: 39.401-002 | Montes Claros - MG-Brasil
(38) 2211-3000