Imagem de destaque Prefeitura intensifica combate à poluição sonora em Montes Claros

Prefeitura intensifica combate à poluição sonora em Montes Claros

16/01/2020 - 17:28
ASCOM | Texto: Luis Carlos Gusmão | Fotos: Fábio Marçal

Com o aumento das denúncias de poluição sonora em Montes Claros, especialmente em bares, restaurantes e similares, neste período de férias, a Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, vem intensificando a fiscalização noturna, para combater a perturbação do sossego. Segundo o gerente de Normatização e Fiscalização da Prefeitura, Rodrigo Dhryell Santos, a poluição sonora costuma aumentar de forma significativa nos períodos de férias.

De acordo com ele, a fiscalização conta com o apoio do Grupamento Tático Ambiental (GTA), que tem 22 agentes capacitados para desempenhar a função, atuando principalmente à noite. O GTA foi criado em 2017 pela Prefeitura de Montes Claros. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 153, pelo site da Prefeitura, ou pelo aplicativo SEMMA Denúncias e Sugestões (disponível na AppStore e Google Play).

Para o secretário municipal de Planejamento e Gestão, Cláudio Rodrigues, que está respondendo interinamente pela Secretaria de Meio Ambiente, a poluição sonora diminuiu significativamente em Montes Claros nos últimos anos, e esse aumento recente não passa de uma ocorrência sazonal. Ele afirma que a fiscalização é fundamental para produzir efeitos a curto prazo, garantindo maior tranquilidade às famílias de Montes Claros.

APLICATIVO SEMMA

O “SEMMA DENÚNCIA”, aplicativo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, lançado pela Prefeitura de Montes Claros para combater os crimes ambientais ocorridos no município, permite que a população denuncie qualquer tipo de ação que prejudique o meio ambiente na cidade, a qualquer dia ou momento, com agilidade.

Através do aplicativo, qualquer pessoa pode fazer denúncias a respeito de cortes de árvores, invasões de áreas verdes, despejo irregular de lixo e esgoto, poluição sonora, chacreamentos clandestinos, dentre outras violações à legislação ambiental. Para efetuar uma denúncia é necessário se atentar a algumas informações essenciais: localização da denúncia a ser fiscalizada, com endereço e pontos de referência, bem como indicar dados claros e precisos sobre o que está ocorrendo, ou seja, o crime ou infrações suspeitas.

A denúncia pode ser feita de forma anônima.