Imagem de destaque Prefeitura intensifica construções e revitalizações de praças

Prefeitura intensifica construções e revitalizações de praças

10/07/2019 - 16:25
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Luís Carlos Gusmão | Fotos: Felipe Carvalho Araújo e Ivan Aparecido Gonçalves

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, está intensificando as reformas de praças, não somente no perímetro urbano, mas também nos distritos rurais. De acordo com o coordenador de Conservação de Praças e Jardins, Felipe Carvalho Araújo, as ações estão sendo realizadas conforme a necessidade da estrutura de cada espaço. “Além do trabalho de podas, capinas, pintura, etc, a nossa equipe está empenhada na construção e revitalização de praças, fazendo os serviços de jardinagem, capinação, roço, e os reparos de brinquedos e bancos. Nesta semana, por exemplo, estamos empenhados nas reformas das praças dos bairros Floresta e São José, além das reformas das praças dos distritos de Aparecida do Mundo Novo e Santa Rosa de Lima”, informou Araújo.

Bairro Floresta

Segundo o motorista e líder comunitário do bairro Floresta, Ivan Aparecido Gonçalves de Moura, a construção da praça daquele bairro, no local onde funcionava um descarte de lixo e entulho, foi uma iniciativa da comunidade, que contou com a apoio da Prefeitura. “Abraçamos este espaço e ajudamos na construção da quadra de peteca e do passeio, na plantação de mudas de árvores e na retirada de entulho, graças ao apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, que não mediu esforços para nos atender nestas demandas. Agora, este local, que era um lixão a céu aberto, foi transformado numa gostosa área de lazer dos moradores deste entorno, graças à nossa insistência, porque somos adeptos da frase 'seja a mudança que você quer ver na comunidade'”, destacou.

Aparecida do Mundo Novo e bairro São José

As praças do Distrito de Aparecida do Mundo Novo e do bairro São José foram totalmente revitalizadas, com serviços de alvenaria, capina, poda de árvores, pintura, conserto de bancos, recuperação de muretas, de meio-fio, do passeio e do piso interno. Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, a parceria da Prefeitura com a comunidade é fundamental para manter protegidas as áreas verdes da cidade. “A Prefeitura tem feito sua parte, na medida do possível, de manter a cidade sempre limpa e ordeira, mas se não houver a participação da comunidade, este trabalho fica sem eficácia. Por isso esta parceria com a comunidade é fundamental, não apenas nas colaborações das construções de praças, mas, principalmente, na fiscalização e manutenção, para evitar que os nossos espaços verdes sejam degradados. E é justamente neste sentido que a Prefeitura vem priorizando a construção e revitalização de parques e praças, principalmente onde a comunidade adota estes espaços como bem da coletividade”, disse.