Imagem de destaque Prefeitura investe na coleta de lixo na zona rural

Prefeitura investe na coleta de lixo na zona rural

14/06/2019 - 14:38
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto e fotos: Pedro Neto

Integrantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Recursos Renováveis de Montes Claros (CODEMA) reuniram-se quinta-feira, dia 13, no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Na 131ª reunião extraordinária foram aprovadas as atas das reuniões anteriores (uma ordinária) e debatidos diversos assuntos de interesse da comunidade. Também foram feitos esclarecimentos, por parte da gerente da Secretaria de Serviços Urbanos (SSU), Jeane Cristina, sobre a coleta de resíduos sólidos nos distritos e comunidades da zona rural.

Na oportunidade, foi anunciado o início da coleta e o cronograma de atividades em 10 distritos e em várias comunidades da zona rural de Montes Claros, o que vai contribuir para a preservação do meio ambiente, além de atender a um antigo anseio da população rural. Com R$ 35 mil repassados pelo Codema, foram adquiridas 10 lixeiras de aproximadamente 10 metros quadrados (2,40 por 4 metros), para que os moradores possam depositar o lixo, que já está sendo coletado por dois caminhões de meio porte. Os distritos de Aparecida do Mundo Novo, São Pedro das Garças e Santa Rosa de Lima já estão sendo atendidos, e a ação será ampliada progressivamente.

Em breve, novas lixeiras de aproximadamente cinco metros quadrados serão adquiridas para serem colocadas à beira das estradas que compõem as rotas de coleta, para que os moradores de comunidades próximas às vias possam depositar os resíduos. Para tanto, o Codema deve liberar mais R$ 20 mil reais para a compra das lixeiras. O trabalho de coleta está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.

A maioria dos conselheiros manifestou apoio às ações que já estão sendo desenvolvidas. Entretanto, o assunto ainda será discutido intensamente nas próximas reuniões, uma vez que a cidade possui cerca de 5 mil quilômetros de estradas rurais e mais de 150 comunidades. Há a necessidade de parceria entre a Prefeitura e os donos de chacreamentos a fim de agilizar as atividades e melhorar a qualidade de vida da população. Outro objetivo é implantar a coleta seletiva e, para tanto, é preciso conscientizar a comunidade.

Além da coleta convencional, haverá, ainda, “catação” manual por parte da Prefeitura de Montes Claros. O cronograma montado pela Prefeitura é o seguinte: às segundas-feiras, serão beneficiados o distrito de São João das Veredas e as comunidades de Palmeiras, Calhau, Buriti do Campo Santo, Pau D`Óleo e Olhos D`Água. Às terças-feiras, Santa Rosa de Lima, São Pedro das Garças e Aparecida do Mundo Novo e, às quartas-feiras, Miralta e Vila Nova de Minas. Em breve, serão anunciados os trabalhos nos demais distritos.