Imagem de destaque Prefeitura promove plantio de árvores adequadas ao ambiente urbano

Prefeitura promove plantio de árvores adequadas ao ambiente urbano

04/07/2019 - 18:04
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto e fotos: Pedro Neto

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, adquiriu mais um lote de mudas de árvores apropriadas para o perímetro urbano e que vão embelezar ainda mais a cidade de Montes Claros. Desde 2017 que o município está investindo nesta área, já tendo sido plantadas cerca de 15 mil espécimes, através de conversões e compensações de multas. O programa torna a sede do município mais bonita e agradável, com ações que contribuem para a transformação cultural da cidade e, consequentemente, da região, uma vez que, em Montes Claros, durante muito tempo foram feitos plantios aleatórios, o que atualmente está provocando estragos nas estruturas dos passeios públicos, com necessidade de podas rotineiras por causa dos riscos das árvores atingirem as redes elétricas.

A próxima etapa de distribuição de mudas será iniciada a partir do período chuvoso. A população já pode procurar a Secretaria de Meio Ambiente (avenida José Corrêa Machado, 900 - Ibituruna) ou telefonar para o (38) 2211-3321, requisitando as mudas que certamente vão proporcionar um novo visual à cidade, sem prejuízos para o meio ambiente ou para a estrutura urbana. As espécies de mudas mais apropriadas e que embelezam os perímetros urbanos no Brasil são Ipê-Mirim, Flamboyant-Mirim, Aroeira Salsa, Sibipiruna, Escumilha, Quaresmeira, Dama-da-Noite, entre outras. Em Montes Claros, a maioria dos pedidos neste sentido são para Flamboyant e Ipê.

O secretário Paulo Ribeiro destaca a importância deste programa, desenvolvido desde o início da Administração por determinação do prefeito Humberto Souto, e frisa que, para cada pedido de muda, há cerca de 10 para cortes de espécies, o que degrada o meio ambiente, prejudica a qualidade de vida e dificulta as ações que garantem a sustentabilidade. “Além da aquisição das mudas, através de compensações ambientais, a cidade também tem produção própria, no viveiro municipal 'Valdir Rameta'. Nossa proposta é melhorar ainda mais a qualidade de vida da população de Montes Claros, uma vez que as obras físicas e estruturais são importantes, mas as ações continuadas de preservação e revitalização do meio ambiente são essenciais”, finalizou o secretário.

Brasão Prefeitura Montes Claros - MG

Av. Cula Mangabeira, 211 - Centro - CEP: 39.401-002 | Montes Claros - MG-Brasil
(38) 2211-3000