Imagem de destaque Prefeitura vai liberar recursos para cercar nascentes

Prefeitura vai liberar recursos para cercar nascentes

15/04/2019 - 11:35
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto e fotos: Pedro Neto

O Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente e Recursos Renováveis de Montes Claros (CODEMA) irá editar mais um chamamento público, em breve, para o cercamento de 72 nascentes. O anúncio foi feito esta semana pelo presidente do órgão e secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro.

A previsão é de que sejam liberados R$ 3.500 para cada hectare a ser cercado. Ao todo, devem ser investidos R$ 250 mil, recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente (FAMMA), que este ano já está beneficiando 24 projetos ambientais na sede e na zona rural de Montes Claros.

O dinheiro do próximo chamamento público deve ser utilizado para a aquisição de postes e de arame farpado. Segundo o presidente do Codema, a medida visa preservar o meio ambiente através do cercamento e revitalização de nascentes. “Estamos preocupados com a crise hídrica, cuja tendência é piorar com o passar dos anos”, afirmou, lembrando que a região norte-mineira já passa por processo de desertificação provocado pelas ações degradantes do ser humano e pelo grande volume de plantações de eucalipto.

ITINERANTES – O Codema se prepara para, em breve, realizar reuniões itinerantes. O calendário dos encontros deve ser elaborado nas próximas semanas e o objetivo é fazer com que as discussões relativas ao meio ambiente sejam acompanhadas de perto por todos os segmentos da sociedade montes-clarense.