Imagem de destaque Prefeitura vistoria construção de barraginhas e cercamento de nascentes

Prefeitura vistoria construção de barraginhas e cercamento de nascentes

28/11/2019 - 10:36
ASCOM | Texto: Pedro Neto | Fotos: Semma

A Prefeitura de Montes Claros vistoriou nesta quarta-feira, 27, as ações dos projetos de construção de 40 barraginhas e cercamento de nascentes nas comunidades de Riacho Fundo, Morro do Chapéu e adjacências. Nas regiões, estão sendo cercadas três bacias de contenção, numa atividade que protege o meio ambiente, com previsão de garantias de sustentabilidade. Os recursos são oriundos do Fundo Municipal de Meio Ambiente (FAMMA), liberados através do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (CODEMA).

Estão sendo desenvolvidos 23 projetos rurais e urbanos. Na zona rural, vários projetos dos foram concluídos Os seis da área urbana ainda estão sendo desenvolvidos. Toda a fiscalização das atividades está sendo feita in loco, com auxílio de drone adquirido pela Prefeitura.

Foram liberados R$ 480 mil. Cada projeto foi beneficiado, em média, com cerca de R$ 20 mil, recursos que serão aplicados em ações de preservação, conservação e revitalização do Meio Ambiente, educação ambiental e sustentabilidade. A previsão é de que mais de 2 mil famílias sejam atendidas, direta e indiretamente.

COMUNIDADES BENEFICIADAS: Associação de Pequenos Produtores Rurais Unidos pela Agricultura Familiar (ASPRUNAF); Associação de Pequenos Produtores de Barranco e Vargem de Baixo; Associação dos Pequenos Produtores e Trabalhadores Rurais da Região de Borá; Associação de Moradores, Amigos e Produtores Rurais de Buriti Seco; Conselho da Comunidade na Execução Penal da Comarca de Montes Claros; Conselho Comunitário de Furadinho; Associação de Moradores do Bairro Guarujá; Instituição Social de Amor Cristão (ISAC); Associação de Moradores da Comunidade de Lavaginha; Associação Comunitária de Abóboras, Pinheiros e Três Marias; Associação de Pequenos Produtores Rurais de Santa Cruz; Associação Comunitária de Vaca Morta; Legião de Assistência Recuperadora; Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Village Ativo; Associação de Amigos e Trabalhadores da Região de Mandacaru; Associação de Moradores de Serra Verde; Associação Comunitária Rural de Pederneiras e Adjacências; Associação de Mulheres Trabalhadoras de Pedra Preta; Associação de Pequenos Produtores e Trabalhadores Rurais de Riacho Fundo, Morro do Chapéu e Adjacências; Associação Comunitária de Varginha da Onça; Instituto de Desenvolvimento Humano Qualificar; Associação de Pequenos Produtores Rurais na Comunidade de Salto; e Associação de Amigos e Moradores da Comunidade de Santa Rita de Cássia e Adjacências.