Imagem de destaque Programa Jogo Limpo - Prefeitura transforma áreas verdes em campos de futebol

Programa Jogo Limpo - Prefeitura transforma áreas verdes em campos de futebol

08/02/2019 - 15:46
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto e Fotos: Luís Carlos Gusmão

A Prefeitura de Montes Claros vem transformando várias áreas verdes, inclusive muitas que estavam sendo usadas como depósitos irregulares de entulho, em campos de futebol. A meta é criar 100 novos campos em todo o perímetro urbano, até o mês de julho deste ano.

A medida faz parte da política de democratização da gestão pública implantada pelo prefeito Humberto Souto na busca da universalização das ações, levando os equipamentos públicos para as regiões periféricas. O projeto também irá melhorar o visual da cidade, inibir a ação de quem despeja resíduos e lixo em locais inapropriados, melhorar a qualidade de vida e reduzir as invasões em espaços públicos.

A construção dos campos de futebol está sendo feita de forma gradativa, sendo que a primeira etapa, de retirada de lixo e entulho, já foi concluída em 11 áreas. As regiões do Independência e do Village do Lago estão sendo as pioneiras. Segundo a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Village do Lago, Energina de Carvalho Ferreira, as áreas de lazer que vêm sendo implantadas pela Prefeitura cumprem uma importante função de inclusão social. “O esporte é um instrumento que proporciona a integração da sociedade, além de ser uma forma de minimizar as questões sociais, ajudando na prevenção e no combate às drogas e à violência”, comentou.

Para o orientador social do CRAS do bairro Independência, Gilson Tadeu Moreira Alves, a implantação destas áreas esportivas será de grande valia para a cidade. “Nossa região é muito carente de áreas de lazer, e este projeto é fundamental, pois proporciona inúmeros benefícios, dentre eles a inclusão social, o que acaba tirando nossos jovens da marginalidade”, elogiou Alves.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, o trabalho de humanização das áreas verdes representa respeito às pessoas que residem nas regiões mais carentes. “Com a criação destes espaços, a Prefeitura possibilitará novas oportunidades a crianças, jovens e adultos, especialmente para quem reside nos bairros mais periféricos, melhorando a qualidade de vida e afastando a
população de práticas ilícitas. Os moradores terão a oportunidade de praticar esporte com qualidade, contribuindo na promoção do desenvolvimento social, da saúde, e, principalmente, preservando o meio ambiente”, informou Ribeiro, destacando que a estratégia do prefeito Humberto Souto é fazer com que os locais sejam utilizados por desportistas, impedindo novos descartes irregulares e invasões.

COMPENSAÇÃO
Parte dos serviços executados serão realizados utilizando recursos de compensação ambiental, disponíveis através do licenciamento ambiental de empreendimentos que se instalam no município de Montes Claros. Assim, se otimiza o uso da verba pública, com obras importantes para a população sendo realizadas de forma mais rápida e econômica.

DENÚNCIAS
As áreas verdes ocupadas ou com acúmulo de lixo e entulho podem ser denunciadas pela comunidade ao Grupamento Tático Ambiental (153) ou à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (2211-3324). Denúncias também podem ser feitas através do aplicativo SEMMA, disponível para download em smartphones Android.