Imagem de destaque Sagarana  - Prefeitura entrega espaço verde de 35 mil metros quadrados para a população

Sagarana - Prefeitura entrega espaço verde de 35 mil metros quadrados para a população

10/07/2018 - 12:36
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Luís Carlos Gusmão | Fotos: Fábio Marçal

O prefeito Humberto Souto inaugurou na noite desta segunda-feira, 9, o espaço Sagarana (anexo ao Parque Guimarães Rosa), dotado de ecopista, bancos feitos de troncos de árvores e artes fabricadas com sucatas e cipós. Em breve, o local, que fica localizado na avenida José Corrêa Machado, no Bairro Ibuturuna, será oficializado como praça. A solenidade foi prestigiada por representantes da população e autoridades municipais.

A ecopista possui 1.300 metros de extensão e é toda iluminada, permitindo caminhadas à noite. As obras de arte são de autoria dos artistas Gu Ferreira, Felicidade Patrocínio e Roberto Marques. Nas proximidades também funciona uma academia ao ar livre. O novo espaço possui 35 mil metros quadrados e foi desmembrado do Parque Guimarães Rosa, que ocupa uma extensão de 46 hectares

Tanto o médico Rosemberg Medeiros, que falou em nome dos moradores da região, quanto o coordenador da Pastoral Carcerária, Dílson Marques, que contribui no Projeto “Para Além das Prisões”, reconheceram a importância de mais este espaço para a população de Montes Claros. Ambos entendem que a atual Administração está no caminho certo, ao preservar a Natureza e dar opções de lazer, esporte e entretenimento a crianças, jovens e adultos.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, o espaço é o mais bonito de Montes Claros. Lembrou que o Parque Guimarães Rosa foi criado na gestão do saudoso ex-prefeito Mário Ribeiro e que a atual Administração não está medindo esforços para revitalizar estas áreas verdes, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.

De acordo com o prefeito Humberto Souto, a cidade estava carente não somente de espaços públicos de lazer e cultura, mas principalmente de saúde e educação, por descaso dos últimos gestores, que cometeram muitas improbidades administrativas. “Infelizmente, a corrupção não deixava sobrar dinheiro para fazer nada, e ainda deixaram a Prefeitura falida. Agora, é diferente: em pouco tempo, já fizemos mais do que foi feito nos últimos anos. Estamos com a Prefeitura toda organizada, sem fazer nenhum milagre, apenas administrando o dinheiro do povo com honestidade. É por isso que sempre digo: administrar é muito simples: é só não roubar e nem deixar roubar”, destacou. Segundo o prefeito, espaços como este serão multiplicados pela cidade, sempre visando a qualidade de vida dos montes-clarenses.

DOAÇÃO – A ex-primeira-dama de Montes Claros, Jacy Ribeiro, aproveitou a solenidade para doar obras de arte, já expostas no interior do parque. Jacy também fez questão de construir  canteiros de rosas para embelezar ainda mais aquela área verde.

SAGARANA - É um livro regionalista de Guimarães Rosa, com histórias do sertão de Minas Gerais. É um hibridismo: "saga", radical de origem germânica que significa "canto heróico", "lenda"; e "rana", palavra de origem tupi que significa "que exprime semelhança". Assim, Sagarana significa algo como "próximo a uma saga".

Brasão Prefeitura Montes Claros - MG

Av. Cula Mangabeira, 211 - Centro - CEP: 39.401-002 | Montes Claros - MG-Brasil
(38) 2211-3000