Imagem de destaque SEMMA RESOLVE! - Prefeitura informatiza o processo de Licenciamento Ambiental

SEMMA RESOLVE! - Prefeitura informatiza o processo de Licenciamento Ambiental

14/02/2020 - 15:41
ASCOM | Texto: Luis Carlos Gusmão | Fotos: Pedro Neto

Para proporcionar à sociedade montes-clarense maior agilidade, comodidade e transparência nos serviços de Licenciamento Ambiental, a Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, lançou na última segunda-feira, 10, o SEMMA Resolve!

O sistema criado leva para o ambiente digital os serviços prestados nos balcões de atendimento, dando mais liberdade de escolha para o cidadão na hora de protocolar seus documentos e trazendo mais celeridade no andamento do processo. Está disponível inicialmente o sistema que automatiza o envio dos Formulários de Caracterização Ambiental (FCE) e o recebimento dos Formulários de Orientação Básica (FOB). Com este sistema, não haverá a necessidade de protocolo presencial deste documento, diminuindo o tempo de resposta ao cidadão.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Ribeiro, o sistema é uma evolução natural dos processos administrativos, pois garante acesso à informação de qualidade e agiliza os  serviços prestados. “O SEMMA Resolve! inicia a revolução digital nos serviços ambientais de Montes Claros, reduz a perda e extravio de documentos que podem ocorrer na tramitação de papéis e permite o recebimento de orientações sem a necessidade de vir ao balcão de atendimento. Nossa intenção também é contribuir com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) e este serviço online ajuda na redução do consumo de carbono e recurso naturais”, disse Ribeiro.

“Esta é a primeira etapa no processo de informatização do Sistema Municipal de Licenciamento Ambiental que, em breve, permitirá a abertura online de processos. Todos os arquivos da Secretaria de Meio Ambiente estão sendo digitalizados para reduzir o uso de papel e promover a sustentabilidade no serviço público”, explicou o gerente de Normatização e Controle Ambiental, Rodrigo Dhryell Santos. "Através do sistema, o contribuinte receberá por e-mail o FOB e as guias de arrecadação, quando for o caso, facilitando o acesso aos serviços e permitindo que o foco do serviço presencial esteja na resolução de problemas de uma forma mais humana e com menos filas", concluiu Santos.

Brasão Prefeitura Montes Claros - MG
É assim, com honestidade e trabalho, que a cidade voltou a funcionar!

Av. Cula Mangabeira, 211 - Centro - CEP: 39.401-002 | Montes Claros - MG-Brasil
(38) 2211-3000