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Prefeitura realiza licitação do transporte coletivo urbano

11/03/2019 - 16:46 | atualizado em 12/03/2019 - 16:28
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Bruno Albernaz | Fotos: Fábio Marçal

Foi realizada nesta segunda-feira, 11, a sessão pública de abertura do processo licitatório que irá outorgar os serviços de transporte coletivo urbano no município de Montes Claros. Durante a sessão, duas empresas se apresentaram, e agora a equipe da Prefeitura irá fazer a análise da documentação entregue pelas concorrentes.

A empresa vencedora do certame irá assinar um contrato válido pelos próximos vinte anos. Além da manutenção da frota, que deverá ser modernizada a cada cinco anos, a empresa também será responsável pela implantação e manutenção dos abrigos nos pontos de ônibus indicados pela Prefeitura. A vencedora deverá implementar, ainda, estações de integração em alguns locais da cidade.

O edital do processo licitatório prevê também a ampliação do serviço especial para deficientes físicos (Transpecial), bem como a manutenção do Vale Verde. Atualmente o sistema de transporte coletivo municipal de Montes Claros conta com 36 linhas, o que soma um total de 152 veículos. Em dias úteis são realizadas cerca de 1.000 viagens.

Além de implantar redes de integração e assegurar preços justos para os usuários, a empresa selecionada para gerir o serviço deverá implementar gradativamente, durante os 20 anos, cerca de 160 novos veículos à frota.

Nos anos de 2017 e 2018 a Prefeitura de Montes Claros promoveu uma série de audiências públicas nas principais regiões da cidade para ouvir as demandas da população com relação ao transporte coletivo. Todas as informações foram catalogadas e usadas como base para a formulação do edital de concessão dos serviços.

 

 

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