Imagem de destaque Reforma da praça da Matriz está em ritmo acelerado

Reforma da praça da Matriz está em ritmo acelerado

21/07/2021 - 12:00 | atualizado em 22/07/2021 - 08:32
ASCOM | Texto: Luís Carlos Gusmão| Fotos: Divulgação

Em breve, os belos tapumes que foram pintados por artistas e grafiteiros para fechar a Praça Doutor Chaves e evitar a circulação de pessoas durante sua reforma, serão retirados. Isso porque as obras desta histórica praça, conhecida como Praça da Matriz, estão em ritmo acelerado.

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, já fez a primeira medição dos itens, mediante visita à obra, para análise da qualidade dos serviços prestados. A obra está sendo executada com recursos de uma emenda parlamentar, com contrapartida do Tesouro Municipal.

A revitalização desta bucólica praça está dentro do previsto. A colocação da grama e do piso intertravado está praticamente pronta e, em breve, a população poderá desfrutar desta importante praça que faz parte do núcleo inicial da constituição da cidade”, informou o secretário Sóter Magno.

A Praça Dr. Chaves está localizada em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição e São José, sendo anteriormente denominada Largo da Matriz. A Praça, desde sua formação, é um local de encontros e sociabilidade. Nela são realizadas, tradicionalmente as festas religiosas e culturais da cidade, tais como as do Divino Espírito Santo, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. A Praça foi reformada em 1957, por ocasião do centenário da cidade. Em 2007, foi totalmente revitalizada, mantendo suas características originais, na ocasião do sesquicentenário de Montes Claros. Por causa de sua importância cultural para a cidade, seu Conjunto Urbanístico foi tombado pela Prefeitura de Montes Claros.