O Conselho Municipal de Saúde concluiu, na sexta-feira, 05, a realização das pré-conferências de saúde, voltadas para encontrar propostas para melhorar o Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. O último encontro teve a participação de lideranças e coordenadores de diversas comunidades rurais de Montes Claros, e aconteceu no auditório da Escola Técnica de Saúde da Unimontes.
Segundo Joaquim Francisco de Lima, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Montes Claros, as pré-conferências foram abertas para dezenas de comunidades. “Esses encontros serviram para proporcionar aos usuários da rede do SUS a oportunidade de apresentar propostas e reclamações sobre os serviços oferecidos à população. É um momento de construção de propostas para a gestão municipal, estadual e federal”, explica.
Ainda segundo o presidente, as pré-conferências acontecem nos territórios dos conselhos locais de Saúde ou nas áreas atendidas pelas Unidades Básicas de Saúde. Elas foram iniciadas no dia 25 de março deste ano. “Diversas propostas e temáticas foram debatidas em vários encontros e serão levadas para serem discutidas na 9ª Conferência Municipal de Saúde de Montes Claros, que será realizada no dia 10 de abril”, disse.
Na 9ª Conferência Municipal de Saúde, que terá como tema “Democracia e Saúde: direito à saúde, consolidação dos princípios e financiamento do SUS” e acontecerá no Automóvel Clube, serão eleitos os delegados que participarão da Conferência Estadual de Saúde. Irão participar do encontro profissionais de Saúde, gestores, prestadores de serviço e usuários eleitos nas pré-conferências.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025