Imagem de destaque Começou a Bienal do Livro de Montes Claros

Começou a Bienal do Livro de Montes Claros

24/08/2018 - 17:21
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: EDUCAMOC | Fotos: Fábio Marçal

Com o propósito de estimular o hábito da leitura, o exercício das escolhas literárias e disseminar a produção literária, começou na manhã desta sexta-feira, 24, a primeira Bienal do Livro de Montes Claros “Viva Letra, Letra Viva”. Realizada pela Prefeitura de Montes Claros em parceria com o Montes Claros Shopping e diversos expositores-patrocinadores, o evento vai até o dia 26 de agosto e está com portas abertas das 8h às 22h, no Estacionamento Norte do Montes Claros Shopping.  


Durante a solenidade de abertura, que contou com a presença de mais de mil alunos das unidades de ensino municipal, autoridades, alunos de escolas estaduais de Montes Claros e de Januária, servidores municipais e visitantes, o secretário municipal de Educação, Benedito Said, destacou a importância do incentivo à leitura para o futuro da sociedade. “Esta Bienal é resultado de muito esforço de muita gente. A Secretaria de Educação tomou essa iniciativa envolvendo todos os professores e todas as escolas, pois acreditamos no incentivo à leitura para um futuro melhor; e esse futuro tem que ser bem alicerçado, com as crianças tendo acesso e entendendo o valor que é o conteúdo que existe dentro dessas obras, para que eles sejam formatadas de maneira plena, com suas metáforas, com suas figuras de linguagem, e também com a compreensão de mundo sendo ampliada através da leitura. É isso que estamos fazendo aqui”, comentou o secretário. 


Quem esteve presente no primeiro dia da bienal, que teve início com uma apresentação da banda de música da 11ª Região da Polícia Militar, pôde conferir o mais novo espetáculo teatral do projeto Montes Claros na Trilha da Leitura (MCTL): “Quem São Meus Verdadeiros Heróis?”, e participar de oficinas de contação de histórias.    


“Gostaria de parabenizar a organização pela belíssima iniciativa. Que bom que está dando muito certo, nossos alunos ficaram bem empolgados com tudo que vimos aqui. Tomara que tenhamos mais. Este é um exemplo que deve ser seguido por todas as cidades da região”, afirma a diretora da Escola Estadual Pio XII, de Januária, Mônica Guedes. 


TRILHA DA LEITURA PARTICIPOU DA DIVULGAÇÃO - A equipe do projeto Montes Claros na Trilha da Leitura realizou durante esta semana diversas ações de divulgação e incentivo à participação na primeira Bienal do Livro de Montes Claros. Desde a última segunda-feira, 20, a Turma da Leitura tem realizado caminhadas por diversos pontos da cidade, visita a alunos e gravação de vídeo informativo. 


“Temos que aproveitar esta oportunidade: a primeira bienal do livro na nossa cidade é um marco! Ninguém pode ficar de fora!”, lembrou a coordenadora do MCTL, Éllen Santa Rosa.  “Somos responsáveis por divulgar e conscientizar a todos da importância deste evento. A leitura é essencial para a formação de pessoas participativas e transformadoras do meio em que vivem!”, afirma a professora e integrante do Trilha, Simone Moreira.