Imagem de destaque Comitê de combate à dengue define estratégias para atuação nos bairros

Comitê de combate à dengue define estratégias para atuação nos bairros

28/05/2018 - 11:21
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Bruno Albernaz | Fotos: Fábio Marçal

Foi realizada nesta sexta-feira, 25, na Secretaria de Saúde de Montes Claros, a reunião mensal do Comitê Municipal de Mobilização Social e Combate à Dengue. A reunião teve como tema central a elaboração de estratégias de combate ao mosquito Aedes aegypti em alguns bairros da cidade.

Durante a reunião foram definidas ações a serem adotadas nos locais que apresentaram números mais elevados no último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). Realizado entre 9 e 11 de abril, o levantamento apontou um índice geral de 7,3%. Apesar de ser considerado de alto risco de transmissão, o número está abaixo do registrado no levantamento de janeiro, que foi de 8%.

Uma das principais causas apontadas para os altos índices de focos do mosquito está no racionamento de água em diversos bairros da cidade, o que faz com que os moradores acumulem água em casa. Para tentar combater a proliferação do Aedes aegypti, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses deverão intensificar os trabalhos em bairros como o Edgar Pereira, Santa Cecília, Nova Morada e Amazonas, que estão entre os bairros com maiores índices.

O Comitê também propôs intensificar as ações de conscientização através das mídias e redes sociais, o que deverá acontecer nos próximos dias.