A segunda reunião ordinária do Conselho Municipal do Turismo de Montes Claros (COMTUR) de 2018 foi realizada na tarde desta quarta-feira, 28 de fevereiro, na sala da Gerência de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, na sede da Prefeitura.
Durante o encontro o gerente de Turismo, Lucas Lafetá, apresentou aos conselheiros presentes um levantamento do carnaval 2018, de acordo com o estudo de questionários que foram respondidos pelos foliões, no dia 10 de fevereiro (os questionários também foram aplicados nos dias 11 e 12, mas os dados ainda estão sendo tabulados).
Segundo a pesquisa, o perfil do folião que curtiu a festa em Montes Claros é: estudante, com idade entre 18 e 35 anos, ficou sabendo do evento através de amigos ou redes sociais, veio de cidades do Norte de Minas e se hospedou na casa de familiares ou amigos. Os foliões ainda tiveram a oportunidade de avaliar a festa de acordo com critérios como atrações musicais, segurança e limpeza, além de dar sugestões.
De acordo com o vice-presidente do COMTUR, Esmeraldo Pizarro, as sugestões dos foliões serão levadas em consideração no planejamento do próximo carnaval, que deverá continuar com a ideia de valorizar os blocos de rua, uma solução que envolve mais a população e que tem um custo reduzido para a Prefeitura.
Os conselheiros também foram atualizados sobre o andamento do credenciamento do Município em relação ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS Turístico). Ao final da reunião, todos foram convidados a participar da edição 2018 da Festa Nacional do Pequi que acontecerá entre os dias 9 e 11 de março, na Praça da Matriz, e que, diga-se de passagem, conta com recursos do Fundo Municipal do Turismo, disponibilizados pelo COMTUR.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025