Em comemoração do Dia Internacional da Água, a Prefeitura de Montes Claros realizou uma extensa programação na tarde e na noite desta sexta-feira, 22. As atividades tiveram início na sala de reuniões do gabinete do prefeito Humberto Souto, no terceiro andar da Prefeitura, e continuaram com palestra e mesa redonda (Circuito das Águas), no auditório das Faculdades Santo Agostinho, no Bairro JK. Os dois eventos foram prestigiados por lideranças políticas e comunitárias, autoridades, ambientalistas e acadêmicos.
O prefeito Humberto Souto abordou sobre o processo de desertificação do Norte de Minas e a crise hídrica por que passa a região, bem como a cidade de Montes Claros. Disse que a atual administração se mostra preocupada com a situação, tanto que incluiu no contrato de prestação de serviços com a Companhia de Saneamento e Abastecimento de Água (Copasa), cláusula que obriga a estatal a estender as obras de transposição de água do Pacuí até o Rio São Francisco, a fim de garantir o abastecimento de Montes Claros nas próximas décadas. “Sabemos que a situação é complicada e temos que nos preocupar com a crise hídrica”, afirmou o prefeito, lembrando que a atual administração saneou as contas públicas, está fazendo obras de grande importância, mas que se preocupa, principalmente, com a sustentabilidade e com a melhoria da qualidade de vida da população.
O prefeito aproveitou o evento para anunciar diversas obras, programas e benefícios de grande importância para a população, dentre eles: chamamento público 001/2019, aprovando preliminarmente 24 projetos no edital, nas áreas de agricultura familiar, barraginhas, recuperação de nascentes, bacias de captação e acumulação de água no leito dos rios, ressocialização e inclusão social econômica através de prestação de serviços em áreas ambientais, recuperação de praças, e coleta seletiva de resíduos sólidos. Serão liberados cerca de R$ 500 mil na segunda versão, recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente, R$ 350 mil a mais que o chamamento anterior. Os projetos classificados foram divulgados na edição de sexta-feira, 22, no Diário Oficial da Prefeitura.
Humberto Souto também anunciou a construção de pista de caminhada com 800 metros de extensão, revitalização do playground, e reforma da Arena e de toda a parte baixa do Parque da Sapucaia. No Parque Cândido Canela, onde foi feito Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com moradores e empresários, foi construída pista de caminhada com 500 metros de extensão e 2,10 de largura e limpeza geral, com poda elevada. Toda a área, de 18.337 metros quadrados, será cercada, com asfaltamento do entorno. A Esurb está instalando moderna iluminação pública e a Prefeitura viabilizará obras de drenagem pluvial. No Parque Antônio Jorge (Mangues), será construída pista de caminhada de 1.200 metros de extensão, pista de Bike Cross de três mil metros de extensão, dois campos de futsal e três passarelas para pedestres sobre o rio Vargem Grande. O plantio de dezenas de mudas já foi realizado. No Belverede, na área onde se localiza a Lagoa dos Portugueses, será feito o cercamento de toda a área, bem como construção de pista de caminhada e palco, além do plantio de 10 mil mudas. “São muitas obras e benefícios que estamos entregando à população, sempre com o apoio da Câmara Municipal”, afirmou o prefeito, lembrando a importância da harmonia entre os poderes e da contribuição proporcionada pelos vereadores.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, se mostrou otimista com as ações, programas e obras que a Prefeitura está realizando. Lembrou o sucesso das parcerias com a iniciativa privada e demais secretarias municipais. O secretário disse que não está medindo esforços para defender o meio ambiente, garantindo qualidade de vida e condições de sustentabilidade.
O secretário municipal de Agricultura, Osmani Barbosa, também fez questão de destacar as ações desenvolvidas pela pasta, na zona rural. Frisou a importância dos projetos aprovados pelo Codema e entende que os recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente (FAMMA) estão resultando em benefícios para centenas de famílias.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025