Foi iniciada oficialmente nesta terça-feira, 2, em Montes Claros, a campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do combate ao câncer de mama (o que mais mata mulheres no mundo) e ao câncer de colo do útero (quarto tipo de câncer mais letal para o sexo feminino).
Durante todo o mês, a Prefeitura de Montes Claros irá realizar várias ações como parte da campanha, incluindo mamografias, coletas para exames de Papanicolau (que detecta o câncer de colo de útero), palestras e blitzen educativas. No decorrer de outubro serão disponibilizadas 400 mamografias e 100 exames de Papanicolau, além daqueles que já são realizados normalmente nas unidades da Estratégia de Saúde da Família. A programação completa da Campanha está em anexo.
OUTUBRO ROSA: É uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e mais recentemente do câncer de colo do útero.
CÂNCER DE MAMA: é um tipo de câncer que se desenvolve no tecido mamário. Entre os sinais do câncer da mama estão o aparecimento de um nódulo na mama ou perto da mama na zona da axila; alterações na forma ou na aparência da mama, como retração do mamilo, pele da mama ou aréola, mamilo com aparência escamosa, vermelha, inchada ou com saliências e reentrâncias; ou ainda sensibilidade no mamilo e secreção ou perda de líquido pelo mamilo.
CÂNCER DE COLO DO ÚTERO: O câncer de colo de útero é um tipo de tumor maligno que ocorre na parte inferior do útero, na região em que ele se conecta com a vagina e que se abre para a saída do bebê ao final da gravidez. Os cânceres de colo de útero normalmente são de dois tipos: CARCINOMAS DE CÉLULAS ESCAMOSAS - que ocorrem na maioria dos casos e normalmente são ocasionados pela presença do vírus HPV; e ADENOCARCINOMAS - que são cânceres de colo de útero menos comuns, mas que também podem aparecer.

Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025