No dia 12 de março chegou ao fim a etapa municipal de Montes Claros da edição 2022 dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). Após dois anos de interrupção, em virtude da pandemia de Covid-19, os JEMG voltaram a ser realizados de forma presencial. Os estudantes foram divididos por sexo e faixa etária (12 a 14 anos e de 15 a 17 anos) e foram realizadas competições de basquete, handebol, futsal, vôlei e xadrez.
Os jogos valorizam a prática esportiva no ambiente escolar e a construção da cidadania nos jovens mineiros. A iniciativa utiliza o esporte como instrumento de educação, estreitando o vínculo do aluno com a escola e contribuindo até mesmo para a diminuição da evasão escolar, além de possibilitar a identificação de novos talentos esportivos.
Organizada pela Secretaria de Esportes e Juventude da Prefeitura, a etapa municipal de Montes Claros envolveu 543 estudantes, de escolas públicas e particulares (216, entre 12 e 14 anos; e 327, de 15 a 17). As competições aconteceram nas instalações da Praça de Esportes e da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
Foram realizados 45 jogos de esportes coletivos e 56 partidas de xadrez. O futsal masculino foi a categoria com mais equipes inscritas: 9, entre 12 e 14 anos, e 12, entre 15 e 17. A modalidade xadrez também atraiu a atenção dos estudantes, com 11 equipes inscritas - 9 delas de escolas públicas.
É interessante destacar que a etapa municipal selecionou as melhores equipes para a fase microrregional, que terá a presença de delegações de mais 29 municípios do Norte de Minas e que será realizada, no mês de maio, novamente em Montes Claros. Os classificados vão para a fase etapa regional e, se classificados, para a estadual.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025