As Festas de Agosto, os festejos mais tradicionais da cidade de Montes Claros, chegam em 2018 à sua 179ª edição. Paralelamente às comemorações religiosas, que são a base da festa e que continuam muito bem representadas pelos famosos catopês, marujos e caboclinhos, a Prefeitura de Montes Claros promove o Festival Folclórico da cidade, que neste ano completa 40 edições.
Assim, entre os dias 15 e 19, a Praça da Matriz irá receber, em dois espaços distintos (Palco e Arena), diversas atrações artísticas e culturais, como parte do Festival. Nesta sexta-feira, 17, a partir das 20 horas, quem vai abrilhantar o Palco é o espetáculo "Barranqueiros", uma encenação musical que traz um alerta ao público sobre a questão da crise hídrica e da seca, mostrando a importância das águas e da cultura ribeirinha dos povos do Norte de Minas, através da apresentação de cantorias e poemas. O espetáculo é também um grito de socorro para o tão maltratado rio São Francisco, que tem sofrido tanto com a ação do homem quanto com as mudanças climáticas.
O espetáculo foi criado e é realizado por quatro músicos que conhecem bem de perto a realidade do Vale do São Francisco: Geovanne Sassa (da cidade de São Francisco), Márcio Levy (Montes Claros), Pedro Braga e Priscila Magella (ambos de Pirapora).
Contatos para entrevista:
(31) 9 9572-8465 – Pedro Braga
(38) 9 9155-6762 – Priscila Magella
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025