A Prefeitura de Montes Claros aprovou o repasse de verbas do Fundo Único do Meio Ambiente (FAMMA) para nove projetos que visam a preservação e conservação dos recursos naturais da cidade. Os projetos foram escolhidos pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA).
Um desses projetos beneficiados esteve presente na 44ª Exposição Agropecuária de Montes Claros (Expomontes), participando do espaço dedicado à agricultura familiar. Trata-se do “Para Colher, Basta Reciclar”, desenvolvido pela Associação Comunitária de Tabuas. Iniciado em fevereiro deste ano, o projeto tem como objetivo promover o recolhimento de material reciclável nas comunidades rurais de Montes Claros e fazer a venda do mesmo para uma empresa de reciclagem. O dinheiro arrecadado vai para os moradores das comunidades que atuam no recolhimento.
Luiza Maria de Jesus Nunes, presidente da Associação Comunitária de Tabuas, explica que o projeto já está beneficiando, além de Tabuas, as comunidades de Estreito de Miralta, Poço Novo, Canoas, Monte Alto, Vila Nova de Minas e Miralta. O objetivo é que ainda mais associações se juntem ao projeto, ampliando assim o trabalho de preservação da natureza, com geração de renda.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025