Imagem de destaque Prefeitura realiza reunião com diretores escolares como preparação para a Prova Brasil

Prefeitura realiza reunião com diretores escolares como preparação para a Prova Brasil

05/09/2019 - 15:16
ASCOM | Texto e Fotos: Farley Henrique

A Prefeitura de Montes Claros realizou na última terça-feira, no auditório da FIEMG/Regional Norte, uma reunião com os diretores escolares do Sistema Municipal de Ensino, para o repasse de orientações quanto à realização dos simulados de preparação para a Prova Brasil, que faz parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

Na reunião, que contou com a presença da secretária municipal de Educação, Rejane Veloso, os diretores foram orientados sobre as suas atribuições e as dos aplicadores no momento da realização dos simulados, que serão aplicados nos dias 14 (para o 9° ano, na Escola Normal) e 20 de setembro (para o 5° ano, nas próprias unidades escolares).

“A reunião foi positiva. Além de passar orientações quanto aos simulados, foi possível discutir outros aspectos e, ainda, sanar diversas dúvidas que os gestores escolares tinham”, avalia o coordenador dos Anos Finais da Secretaria Municipal de Educação (SME), Rômulo Ferreira.

Para a diretora técnico-pedagógica da Prefeitura, Elisângela Mesquita, a pauta de reunião atendeu satisfatoriamente às expectativas, em virtude da aproximação dos simulados, que visam preparar os alunos para as provas que farão em outubro, e cujos resultados servirão de base para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). “Nesse sentido, a Administração Municipal construiu o 'Plano de Intervenção 2019', com desdobramentos em várias ações, tais como capacitação para os professores do 5º e 9º anos (focada nos descritores de Língua Portuguesa e Matemática), reuniões com diretores, supervisores e professores das respectivas áreas de conhecimento, aulas de intervenção pedagógica realizadas pelo professor recuperador por meio de extensão de carga horária, aulas motivacionais para os alunos do 9º ano, suporte didático-pedagógico às escolas com sugestões de jogos e atividades para o trabalho com os descritores, aplicação de seis simulados e bancos de questões relacionadas aos descritores”, aponta Elisângela.