Imagem de destaque Trilha da Leitura leva para escolas da zona rural a peça "Minha Cidade, Meu Tesouro"

Trilha da Leitura leva para escolas da zona rural a peça "Minha Cidade, Meu Tesouro"

30/08/2019 - 11:03
ASCOM | Texto: Farley Henrique | Fotos: Educamoc

Com apresentações realizadas nos dias 22, no CEMEI José Brás Silva (Nova Esperança), e 23 de agosto, na Escola Municipal Barão do Gorutuba (Barreiras), a equipe do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura deu início às apresentações do seu novo espetáculo teatral “Minha Cidade, Meu Tesouro”, peça que aborda a nova temática da Educação Infantil Municipal.

Neste semestre, as apresentações começam pelas escolas da zona rural e continuam nas urbanas, a partir de 2 de setembro, no auditório da Escola Técnica. “No primeiro semestre, a maioria das escolas rurais não pôde ser contemplada com o teatro 'Cadê o cerrado que tava aqui?'. Neste semestre, daremos prioridade a elas, para que iniciem o trabalho a partir do teatro”, explica a coordenadora do Trilha da Leitura, Éllen Santa Rosa.

A trama aborda a busca de Lalinha pelo significado da palavra "tesouro". A escola da personagem está trabalhando o tema e, quando os alunos plantam uma árvore, ela encontra uma garrafa com um mapa do tesouro. Com um livro que ganhou da avó, embarca em uma aventura com Peter Pan e sua turma, à procura do tesouro escondido. Ao final, descobre que os verdadeiros tesouros podem ser encontrados nas belas construções históricas, nos prédios públicos, nas tradições de sua gente, na geografia da cidade, com seus parques e montes, e em outros espaços. Durante a história, eles conversam sobre a necessidade de preservação da cidade, lembrando que ela é um tesouro precioso e precisa ser guardado com muito cuidado.

“A literatura nos permite viajar por todos os temas de forma leve e criativa. Explorar o clássico Peter Pan, de James Matthew Barrie, escritor escocês, e sair em busca de um tesouro escondido nos faz refletir sobre os tesouros que temos bem perto de nós, e bem visíveis, como, por exemplo, o lugar onde vivemos, a nossa cidade!“, destaca a coordenadora.

Ao final do trabalho, os alunos serão convidados a desenhar um lugar especial da cidade, como se encontra hoje e como eles gostariam que estivesse daqui a alguns anos, colocar este desenho em uma garrafinha e enterrar em um local seguro e demarcado, para que outras crianças descubram como se modificaram os espaços preciosos da cidade.